Egresso lança seu segundo livro sobre micronarrativa

Trabalho é de Adriano Salvi em parceria com o professor Márcio Markendorf

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 30/09/2019

​O egresso do curso de Letras da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Adriano Salvi, lançará no dia 12 de outubro (quinta-feira), o livro “Microcontando", às 19h, no Sarau da Tainha, no bairro da Barra, em Balneário Camboriú (SC). A obra foi produzida em parceria com Márcio Markendorf, professor do curso de Cinema e da Pós-graduação em Literatura da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc).

Este é o segundo livro de Adriano neste ano. Em abril, lançou na Fundação Cultural Badesc, em Florianópolis (SC), a obra “Pá Pum microcontos", publicado pela editora Viseu. O enredo apresenta questões do cotidiano e faz uma leitura do homem em sociedade, com humor e ironia. O microconto se caracteriza por uma perspectiva minimalista, pela economia de palavras, por textos sugestivos, pela participação ativa do leitor no preenchimento das lacunas e alusões, e por dialogar com as tecnologias digitais como Twitter e o Instagram. Adriano comparou o “Microcontando" com o livro anterior:

"A diferença está fato do livro ser escrito por dois escritores com estilos e temáticas diferentes, mas dentro de uma proposta minimalista em narrativas de um único parágrafo".

Adriano e Márcio foram vencedores na área de publicação do edital da Fundação Cultural de Balneário Camboriú com o projeto “Microconto: criação e crítica". A proposta resultou na publicação do “Microcontando" e oferecimento gratuito de palestras de micro literatura e oficinas de criação literária, uma delas, será ministrada na Univali, Campus Balneário Camboriú.

MICROCONTO.jpg

Confira a programação das oficinas:

• Dia 04 de outubro – 18h30

Local: SESC/ Balneário Camboriú

• Dia 11 de outubro – 19h
    Local: Biblioteca Comunitária da Univali – Campus Balneário Camboriú

• Dia 01 de novembro – 18h30
    Local: Biblioteca do SESC/ Balneário Camboriú

• Dia 08 de novembro – 19h

Local: Biblioteca Comunitária da Univali – Campus Balneário Camboriú

O evento será apresentado pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú, com entrada gratuita e capacidade máxima de 20 inscrições. Para se inscrever, é necessário enviar um e-mail para microcontando@gmail.com, e no corpo do texto, informar nome completo, idade, qual data de oficina pretende participar e razões pela qual deseja participar. Os participantes serão contemplados com um exemplar do livro "Microcontando" (Caiaponte Edições, 2019), publicação patrocinada pela Fundação Cultural de Balneário Camboriú com apoio da Congel Contabilidade.

Mais informações: (47) 3341-7989, no curso de Letras da Univali.