Diretoria da Advir visita reitor da Univali

Projeto da nova sede da entidade foi desenvolvido pelo curso de Engenharia Civil e apresentado no encontro

por Natália Uriarte Vieira | 26/03/2019

Itajaí - O reitor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), professor Valdir Cechinel Filho, recebeu em seu gabinete, no dia 21 de março, o presidente da Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região (Advir), Alvacir Paulo da Silva, e o vice-presidente, Dalmir Augusto da Silva. No encontro, foi exposto o projeto civil da nova sede da entidade, desenvolvido pelo curso de Engenharia Civil, e discutida a possibilidade de ampliação da parceria entre as instituições.

visita Advir.jpeg

Acadêmicos do curso de Engenharia Civil trabalham na proposta da Advir desde 2017, sob a responsabilidade técnica e coordenação do professor e engenheiro civil Moacir de Oliveira Junior. O trabalho do grupo contemplou a elaboração dos projetos para a obtenção de todas as licenças necessárias junto aos órgãos públicos competentes e também a produção dos projetos executivos para viabilizar o empreendimento. Inicialmente, realizou-se um concurso para estimular a participação acadêmica, com a apresentação de ideias. A partir da competição surgiram projetos que receberam lapidações e foram compilados na proposta. Dois trabalhos de conclusão de curso tiveram como tema a nova sede da Advir e, por meio das disciplinas Escritório Escola e Instalações Prediais, cerca de 200 acadêmicos tiveram a oportunidade de propor melhorias no projeto, conhecendo e envolvendo-se com a realidade da organização.

Na reunião, o professor Moacir apresentou o projeto final e falou da possibilidade de transformar o atendimento a demandas de engenharia civil de ONGS em um projeto de extensão. O encontro também contou com a presença do professor André Matte Sagave, coordenador do curso de Engenharia Civil da Univali, e da psicóloga da Advir, Walexandra Prange. Os visitantes enalteceram o trabalho elaborado pelo grupo de Engenharia Civil, solicitaram continuidade e ampliação da parceria, frente a infraestrutura, alta capacidade técnica dos docentes e da possibilidade de fomentar discussões multidisciplinares entre os acadêmicos em benefício da organização não governamental.

O reitor parabenizou o grupo pelos resultados já alcançados e comprometeu-se a discutir internamente a cooperação com a entidade. "Parcerias como essa são sempre muito bem-vindas, pois permitem agregarmos melhorias, soluções e inovações que transformam a realidade do nosso entorno, nos alegram e envolvem a comunidade acadêmica em desafios que contribuirão para sua melhor formação profissional".