Desafio Acadêmico avalia desempenho estrutural de tubos reciclados

Competição ocorre no dia 28 de novembro, no Latec

por Natália Uriarte Vieira | 20/11/2018

Itajaí – No dia 28 de novembro, das 8h às 14h, será realizado o 4º Desafio Acadêmico em Tubos Reciclados (Ture), no Laboratório de Pesquisa Tecnológica em Engenharia (Latec), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado na Rua Copertino Chaves, no bairro Fazenda, em Itajaí (SC).

2018-11-20-Tubos reciclados.jpg

A competição avalia as habilidades dos estudantes, principalmente dos cursos de engenharia, na elaboração de tubos utilizando materiais como papelão, plástico e similares. Para a avaliação do desempenho estrutural os tubos serão submetidos a uma carga crescente. O tubo da equipe que resistir ao maior peso, entre outros critérios apontados pelo desafio, vencerá.

Podem participar da competição acadêmicos da graduação e da pós-graduação da Univali. A inscrição deve ser feita no site, em www.univali.br/eventos, na área de Computação, Engenharia e Arquitetura, por cada integrante do grupo. Além disso, é necessário submeter proposta de inscrição do projeto ao Comitê Organizador, por e-mail para desafioture@edu.univali.br, até o dia 22 de novembro.

O professor Jhonatan Acacio, um dos coordenadores do evento, explica que o concurso permite que os estudantes expandam suas habilidades para o desenvolvimento de projetos e a fabricação de componentes em materiais reciclados. "Na competição os participantes aplicam conhecimentos básicos de mecânica, projetam, comunicam, aliando a produção ao uso da tecnologia, com trabalho integrado em equipe", ressalta.

Os professores Jhonatan Acacio, Pedro Correia Romio e Rafaela Picolotto coordenam as atividades da competição. O desafio integra a Semana Acadêmica da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali e as equipes vencedoras de cada categoria receberão troféus.

Mais informações: (47) 3341-7841/3341-7829, com o professor Jhonatan Acacio.