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Crianças com autismo apresentam peça teatral no Campus Itajaí

Livro feito por usuários do CER II da Univali também foi lançado nesta quinta-feira (12)


por Natália Uriarte Vieira | 13/12/2019

Itajaí - O Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) realizou, na quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 9h, no auditório do Centro de Vivência do Campus Itajaí, uma manhã cultural com usuários do grupo terapêutico e familiares. Na ocasião, houve apresentação de uma peça de teatral e de um livro feito por crianças com o transtorno do espectro autista (TEA), sob condução da equipe terapêutica.

                                                                                                                                                                                           ​Foto: Wesley Martins

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O espetáculo intitula-se “Super Heróis: a grande batalha", tema escolhido pelas crianças para encerramento do ano, com temática, personagens e roteiro construídos de forma coletiva, coordenado por profissionais da fonoaudiologia, psicologia e fisioterapia.

“Os principais objetivos desta atividade são restabelecer os potenciais de espontaneidade, criatividade, habilidades cognitivas, atenção, concentração, noção espacial, comunicação, socialização, controle de impulsos e a percepção sobre si, do outro e do mundo", comenta o coordenador do CER II Univali, professor Rafael Silva Fontenelle.

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No segundo momento da manhã cultural ocorreu o lançamento do livro Chuvoso Misterioso. Quando as crianças iniciaram no serviço tiveram a tarefa de escolher um nome para o grupo atendimento, escolhido como “Amigos de Pokémon". A partir daí criou-se um mascote com o uso de materiais reciclados, um Pokémon diferente. O nome escolhido para o mascote foi “Chuvoso Misterioso", que visitou a casa de cada criança durante uma semana ao longo deste semestre. Após, as crianças iniciaram a escrita do livro contando as aventuras de Chuvoso Misterioso durante a semana em que esteve em suas casas e, posteriormente, fez-se a ilustração das histórias. 

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A ideia de lançamento da obra (artesanal) surgiu da demanda das próprias crianças e do envolvimento dos familiares. “Eu acredito que o trabalho do CER é importante não só para o meu neto mas para todos que contribuem. É a importância de vê-los crescer todo dia e dar mais liberdade no sentido de aprendizado e socialização", destacou Maria Varela Brito, avó de Lucas, que realiza atividades no Centro.​

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CER II Univali

O CER II Univali é um dos componentes da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência e assiste a pessoa com deficiência na integralidade de atenção à saúde, focado no desenvolvimento do potencial físico, psicossocial, profissional e educacional do paciente. No serviço é feita a avaliação, diagnóstico do TEA e atendimento preferencial a crianças com idade até 12 anos, residentes nas cidades catarinenses de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Luiz Alves, Navegantes, Penha e Porto Belo. O Centro, vinculado aos cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Psicologia da Escola de Ciências da Saúde da Univali.

Os atendimentos realizam-se de forma gratuita, via Sistema de Regulação (SisReg) do Ministério da Saúde. O fluxo de acolhimento no serviço é determinado conjuntamente com os municípios pactuados da Amfri. O ingresso do usuário dá-se com o encaminhamento médico da Unidade Básica de Saúde, da rede hospitalar ou de instituições referência por meio de formulário específico da atenção básica do município de origem. Feito isso, os casos que respeitarem os protocolos terão agendamento do usuário no CER Univali, tendo como critérios de prioridade a data de entrada no SisReg e a menor idade.  Uma equipe multidisciplinar atua no serviço, entre eles há médico neurologista, médico neuropediatra, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, assistente social, enfermeiro, nutricionista e coordenador. O grupo trabalha baseado no plano terapêutico singular (PTS), ou seja, a partir da avaliação que aponta as potencialidades e dificuldades do paciente.



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