Conferência online discute a implementação do Parque Natural da Ponta da Vigia, em Penha

Evento ocorre nesta sexta-feira (5) e envolve pesquisadores, lideranças comunitárias e profissionais do segmento

por Natália Uriarte Vieira | 05/06/2020

Itajaí/ Penha – Hoje, dia 5 de junho, às 19h, ocorre uma conferência online para discutir a implementação do Parque Natural Municipal da Ponta da Vigia, em Penha (SC). No evento, serão apresentadas informações sobre o objetivo da criação do parque, mecanismos e ações previstas no estudo básico, com a possibilidade de interação e esclarecimento de dúvidas da população, ao vivo.

BANNERCONFERENCIA capa.jpg

O objetivo da implementação do parque é evitar a degradação ambiental e preservar a flora e fauna local, por meio de mecanismos e soluções que permitam a sustentabilidade, com programas de educação ambiental e de atividades de recreação e turismo ecológico. O Plano Diretor de Penha já estabelece a região da Praia da Paciência e da Ponta da Vigia como Zona de Conservação Ambiental, mas a criação do Parque Natural depende de alguns requisitos, entre eles a realização de audiência pública.

A professora Rosemeri Marenzi, engenheira florestal, doutora em Conservação da Natureza, professora da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia (EMCT) da Univali, e coordenadora do projeto de extensão “Unidades de Conversação é Preciso", participará das discussões. O professor Gilberto Manzoni, oceanógrafo, professor da EMCT e responsável pela Unidade da Univali em Penha, também integrará o grupo de convidados palestrantes. Além deles, participarão: o publicitário Sérgio Machado, presidente do Instituto Itapocoroy; Cleber Neumann, secretário de Turismo e gestor ambiental do Comitê Gestor da Orla; a oceanógrafa Gabriela Chevarria, presidente da Associação de Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho, Poá, Penha (AMAPG); Guilherme Flores, 3º sargento da polícia Militar de SC; e Érica Miranda dos Santos Requi, consultora em concessões e parcerias público-privadas da Amfri. Na assessoria, estarão: Eric Saches Simões, mestrando em Ciência e Tecnologia Ambiental; Nicoly R. da Silva, estudante de Publicidade e Propaganda; e o bacharel em Direito, Rodrigo Renan Medeiros, coordenador do Turismo e Cultura da Prefeitura de Penha.

O evento é uma realização da Univali, em parceria com a Prefeitura de Penha, Projeto Orla, Polícia Militar, AMAPG, com apoio da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), Instituto Itapocorói e Associação de Surf da Praia Grande.

A conferência será transmitida na plataforma zoom, em https://us02web.zoom.us/j/88048693165, e também nas redes sociais da AMAPG e da Prefeitura de Penha.