Comitiva chinesa de Xinxiang visita a Univali

Expectativa é de identificar áreas afins de pesquisa para futuras parcerias

por Natália Uriarte Vieira | 06/12/2018

A Univali recebeu no dia 30 de novembro, uma comitiva da cidade co-irmã de Itajaí: Xinxiang. A atividade celebrou os dez anos do acordo firmado entre os municípios e contemplou visitas na Universidade, no Porto de Itajaí, na Prefeitura e na empresa Teporti.

2018-12-06 -.jpg

Representantes governamentais e empresários do setor de construção civil e energia verde integraram o grupo visitante. Na Univali, a comitiva foi recepcionada pelo vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Rogério Corrêa, pela gerente de Inovação, Janaina Lorenzi Tomio, e pela professora Claudia Beatriz Batschauer da Cruz, da Diretoria de Relações Institucionais da Univali.

Professores da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia dialogaram com os chineses sobre as técnicas de construção utilizadas no Brasil e na China. Lá, de acordo com os visitantes, eles usam estruturas de aço. Já os brasileiros baseiam-se em formas mais artesanais de construir, o que limita o número de andares e prolonga o tempo de construção. Acadêmicos e professores da Trade Júnior também apresentaram os serviços prestados e o funcionamento da Trade enquanto laboratório do curso de Comércio Exterior, destacando as peculiaridades e complexidades da legislação brasileira.

Diante das exposições, a comitiva destacou a maneira como a Univali atua, por estar voltada para a comunidade e aliar a prática ao ensino e à pesquisa. Os chineses socializaram propostas das empresas representadas e, após, almoçaram no Bistrô do Sabor, que funciona como laboratório do curso de Gastronomia.

2018-12-06 - comitiva chinesa 2.jpg

A parceria já consolidada com Itajaí deve ganhar ainda mais amplitude por meio da Universidade, permeando em áreas da pesquisa e da inovação. A expectativa é de que se identifiquem áreas afins de pesquisa para o desenvolvimento de uma parceria de longo prazo, que resulte na geração de conhecimento em prol do desenvolvimento de ambas as cidades e no intercâmbio de alunos e professores.