CAU oferta disciplina de Pensamento Computacional

Alunos participam das atividades nas unidades de Itajaí e Tijucas (SC)

por Natália Uriarte Vieira | 04/11/2019

Itajaí/ Tijucas (SC) - Soluções para problemas reais com projeção de sistemas aliando ferramentas mentais à tecnologia para resolução de questões práticas e desafios das mais variadas áreas, a partir de conceitos básicos da computação. Essa é a proposta da disciplina Pensamento Computacional, ofertada no Colégio de Aplicação da Univali (CAU), em Itajaí e Tijucas.

2019-11-04 - Disciplina Pensamento Computacional2.jpg

No Campus Itajaí, as aulas são conduzidas pelo professor Rodrigo Levi Rufca, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2. Já em Tijucas, o professor Alexandre Simon é o responsável pela disciplina, que contempla alunos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental 2 e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

Rufca explica que as atividades trabalham elementos introdutórios da computação como raciocínio lógico, algoritmos e outros temas relacionados à cultura digital. Para trabalhar estes conceitos, utiliza-se a metodologia Problem Based Learning (MBL) ou a Metodologia de Projetos. Os alunos resolvem os desafios em ferramentas específicas, como a Scratch, a Code.org e a MIT App Inventor. “A disciplina tem um caráter inovador, poucas escolas possuem propostas como essa em seu currículo. Para resolver o problema e atender ao projeto proposto, o aluno tem que pesquisar, planejar e executar tarefas, que envolvem desde o manuseio de arquivos digitais de áudio, fotos e vídeos até a elaboração de programas utilizando a programação por blocos, por exemplo. Assim, por meio dessas atividades, envolvidos em todos os processos, os estudantes despertam novos interesses e habilidades", comenta Rufca.

2019-11-04 - Disciplina Pensamento Computacional.jpg

Os trabalhos feitos pelos estudantes apresentam temas também abordados em outras disciplinas. Entre eles há, inclusive, jogos de língua portuguesa, artes, matemática e educação ambiental. Um dos destaques é um aplicativo para celulares Android criado por estudantes de 13 anos de Itajaí, para viajantes internacionais que não dominam o inglês. No aplicativo, disponível aqui, é possível digitar a mensagem em português que o aplicativo traduz para o inglês e transforma em mensagem de áudio o texto traduzido.

Mais informações: (47) 3341-7546, na direção do CAU Itajaí | (48) 3345-3226, na direção do CAU Tijucas.