Cássia Ferri recebe homenagem da Alesc

Parlamento concedeu homenagem pela trajetória de vice-reitora da Univali

por Wagner José Mezoni | 15/02/2018

Florianópolis - A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), acolheu a proposição do deputado Natalino Lázare que homenageia a vice-reitora da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Cassia Ferri, reconhecendo o trabalho e dedicação à educação, tanto no Estado, quanto no âmbito nacional. A entrega da honraria ocorreu na quarta-feira, 14, na Alesc.

“Cassia tem uma atuação diferenciada na área educacional em Santa Catarina, destacando-se pela participação efetiva na formação de mestres e doutores e de centenas de alunos. No âmbito nacional, seu desempenho é reconhecido por inúmeras contribuições e trabalhos técnicos, que somam 24 livros, mais de uma centena de artigos, palestras, entre outras atividades”, enfatiza o deputado Natalino.

O requerimento (RQS/1102.02017), que presta menção honrosa, foi assinado em dezembro pelo então presidente da Alesc, deputado Silvio Dreveck.

Sobre a homenageada

Cássia Ferri é mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP) e uma autoridade no meio acadêmico na área de currículos para a Educação Básica e Superior. Desde 1991 atua como consultora e coordenadora da Proposta Curricular do Estado de SC e teve atuação destacada no processo de elaboração da Base Nacional Comum Curricular.

Na Univali, é vice-reitora de Graduação desde 2014, tendo sido anteriormente pró-reitora de Ensino (2010-2014) e gerente de Ensino e Avaliação (2002-2010). Além disso, desde 2000 participa ativamente do Programa do Pós-Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado – como professora e pesquisadora.

É líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas de Currículo e Avaliação e já formou de mais de 40 mestres e doutores em educação. A dedicação à pedagogia universitária já lhe rendeu homenagens como a da Academia Catarinense de Odontologia que lhe outorgou a “Medalha Acadêmico Samuel Fonseca”.

Também dedica a atenção a outras temáticas estratégicas como a formação de professores e a avaliação de sistemas educacionais, registrada em 24 livros, capítulos de livros e organização de obras e mais de uma centena de artigos.

É, atualmente, presidente do Fórum Estadual de Educação de SC, membro da Comissão Estadual para Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação 2015/2024, membro do Fórum Estadual de Formação Docente, avaliadora de instituições e cursos de ensino superior e parecerista de revistas especializadas. Além disso, foi nomeada para o Conselho Consultivo da Secretaria de Regulação e Supervisão do MEC, em 2016.

Outras informações: (47) 3341-7674, com Cássia Ferri, vice-reitora de Graduação da Univali.