Campus da Univali em Tijucas gerará 100% de sua energia

Usina de painéis fotovoltaicos será finalizada em novembro

por Wagner José Mezoni | 17/10/2019
​Tijucas - O Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em Tijucas, completa, em novembro, a instalação de usina de geração de energia renovável composta por painéis fotovoltaicos com potência instalada de 255,42 kW. A expectativa é de que a unidade da Universidade, na cidade, gere 100% da energia que consome.

A iniciativa está sendo financiada, em parte, com recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), por meio de seleção na Chamada Pública PEE Celesc 001/2017, com foco no programa Educação + Eficiente.

Os recursos do Programa têm sido usados para promover ações de eficiência energética em diversos campi da Instituição. Em 2018, eles (os recursos do Programa) permitiram que o Campus de Biguaçu tornasse-se o primeiro do País a ter geração própria com foco na produção de toda a energia consumida naquela Unidade de Ensino. O campus de Balneário Piçarras também foi beneficiado e contará com uma usina similar.

No Campus de Tijucas a Univali opera um Colégio de Aplicação (CAU), com ensino fundamental e médio, além dos cursos de graduação presenciais em Administração e Direito e graduação a distância em Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Gestão Financeira e em Pedagogia.

2019-10-17-eficiencia-energetica.jpg

Além da usina de geração de energia, no decorrer do ano, a Unidade de Ensino passou por obras para troca dos refletores externos por LED, substituição da cobertura de fibrocimento por telhas metálicas termoacústicas e instalação de uma cobertura metálica para estacionamento de carros, que também foi coberta com painéis fotovoltaicos.
Outras informações: (47) 3341-7620, com Débora Gracielle Stiegemeier de Liz, coordenadora de Investimentos e Infraestrutura da Univali.