Atletas da Univali são convocados para Seleção Brasileira de Tchoukball

Grupo disputará o Panamerican Tchoukball Championship, que ocorrerá em julho de 2018, na Argentina

por Natália Uriarte Vieira | 18/09/2017

Itajaí - Seis atletas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foram convocados para integrarem a Seleção Brasileira de Tchoukball, já nos preparativos para a disputa do Panamerican Tchoukball Championship, que será realizado em julho de 2018, em Concordia, na Argentina. As atividades iniciam no dia 28 de outubro, no Colégio da Polícia Militar, em São Paulo (SP), com o primeiro encontro dos jogadores das categorias participantes, para apresentação do cronograma de treinos focados no campeonato internacional.

2017-08-29- Tchoukball de Areia.png

O grupo da Univali que irá compor a delegação brasileira de tchoukball é formado pelos seguintes atletas: Adacir de Farina Júnior, Rodrigo Luiz L. Cardoso e Wesley da Silva Antunes dos Santos, acadêmicos do curso de Educação Física; Lucas Eduardo Malheiros e Toni Jessé, alunos de Direito; e Mauricio Ferri Schmitz, professor do Colégio de Aplicação da Univali (CAU).

A modalidade

Criada na década de 1960, na Suíça, pelo médico Hermann Brandt, as regras da modalidade baseiam-se em resultados de estudos da fisiologia, da psicologia e da sociologia. Apenas o sucesso de combinações táticas e movimentos técnicos permite vencer o jogo, ou seja, não há contato físico.

É um esporte coletivo, jogado entre duas equipes formadas por cinco jogadores cada, em uma quadra com as dimensões da quadra de basquete (regras oficiais), com uma bola e dois quadros (semelhantes a trampolins, inclinados a 45º, posicionados nas pontas da quadra – um em cada lado).

A Associação Brasileira de Tchoukball é reconhecida e afiliada à Federação Internacional de Tchoukball desde 2000 e, desde então, o Brasil mantem esforços para participar dos eventos mundiais.

Mais informações: (47) 3341-7687, na Área de Esportes da Univali.