Atletas da Univali são convocados para Seleção Brasileira de Tchoukball

Grupo prepara-se para disputar o Panamerican Tchoukball Championship de 2020

por Wagner José Mezoni | 04/12/2019

Tijucas - Oito atletas da equipe do Colégio Aplicação (CAU) do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de Tijucas, foram convocados para a Seleção Brasileira de Tchoukball.

A Instituição será representada pelos atletas Maurício Ferri Schmitz, Guilherme Schmitz Daniel, Solano Manoel Inocêncio, Rafael Piva Santos, Igor Roberto Ferraz, Jeferson Ademir de Lima, José Augusto Weber e Guilherme Tomaz Silva.

O grupo prepara-se para a disputa do campeonato Panamericano Tchoukball Championship de 2020. Além dos oito atletas que integram a equipe adulta, Niccolas de Souza e Guilherme Tomaz Silva, alunos do Colégio de Aplicação da Univali em Tijucas, foram convocados para a seleção sub 18.

O time da Univali é o único da região Sul e vem participando de competições em todo o País.

​​​​A modalidade

O tchoukball surgiu na década de 1960, na Suíça, criado pelo médico Hermann Brandt. As regras da modalidade são baseadas em resultados de estudos da fisiologia, da psicologia e da sociologia. Apenas o sucesso de combinações táticas e movimentos técnicos permite vencer o jogo, ou seja, não há contato físico.

Trata-se de um esporte coletivo, jogado entre duas equipes formadas por cinco jogadores cada, em uma quadra com as dimensões da quadra de basquete (regras oficiais), com uma bola e dois quadros (semelhantes a trampolins, inclinados a 45º).

Os trampolins são posicionados nas pontas da quadra – um em cada lado. Para arremessar no quadro é permitido até três passes para cada equipe. Durante o ataque, a outra equipe não pode interceptar a bola ou atrapalhar o adversário.

Os defensores devem acompanhar o ataque adversário e podem apenas antecipar-se ao arremesso, preparando-se para agarrar a bola que foi rebatida do quadro. Se depois do rebote a bola cair na quadra antes que o adversário a agarre, o ponto é a favor. Do contrário, o jogo continua e o papel das duas equipes alterna-se.

"O Tchoukball traz muitos benefícios aos envolvidos, auxilia no desenvolvimento motor e associa regras, táticas e inteligência de jogo de diversas outras modalidades", explica Mauricio Ferri Schmitz, professor do CAU em Tijucas.

A Associação Brasileira de Tchoukball é reconhecida e afiliada à Federação Internacional de Tchoukball desde 2000. De lá para cá o Brasil mantem esforços para participar dos eventos mundiais.
Outras informações: (47)​ 99600-1184, com Mauricio Ferri Schmitz.​