Artista Evandro Machado expõe no Espaço Multiuso da Univali

Mostra “Lembrar-se do Futuro” abre para visitação, no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 01/08/2019

Itajaí - As narrativas do artista catarinense Evandro Machado apresentam-se de forma entrelaçada no vídeo, acompanhado dos 17 desenhos e das 11 pinturas que compõem a exposição “Lembrar-se do Futuro". A mostra abre para visitação no dia 6 de agosto, às 17h30, e segue até o dia 5 de setembro, no Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), anexo à Reitoria, no Campus Itajaí.

2019-08-01- Exposição Evandro Machado2.jpg

A pluralidade de linguagens são marcas do artista, que prima pela qualidade das produções, está em constante pesquisa investigando materiais e costuma trazer para suas exposições processos abertos que se consolidam e interagem com os próprios espaços em que se apresentam. Algumas temáticas acompanham a trajetória de Evandro e nesta exposição revelam-se juntas permeando as obras. O autor traz, de forma contemporânea, as passagens do tempo, como o passado, presente e futuro mostram-se frente a imprecisão das cores, que se modificam a partir da luz. Nada é estático e estável ao tempo. Construções sólidas, formas e rupturas em forma de imagem e som compõem o vídeo dirigido pelo artista, que contou com a participação do coletivo de arte sonora do Rio de Janeiro GMBIARR, no qual ele integra. Uma conexão entre vivência, performance, experimentação e ritmos, com acidentes e percursos sonoros. O vídeo estreia nessa mostra e é a principal obra da exposição. Os desenhos e pinturas expostos foram utilizados na construção do audiovisual e constam como objetos de construção do artista.

2019-08-01- Exposição Evandro Machado.jpg

Evandro é natural de Blumenau (SC), foi ilustrador e desenhista de HQs em Santa Catarina. Na capital carioca, onde hoje reside e trabalha, frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Em 2006, realizou a primeira viagem no Programa Dynamic Enconters. Dois anos depois, participou das exposições "Parque Lage", na Galeria Ana Maria Niemayer (RJ); “Coletiva NAU", do Instituto de Arquitetura do Brasil (RJ) e; “Abre-Alas 5", na Galeria A Gentil Carioca (RJ). Em 2009, fez parte da mostra “Paisagens Improváveis" do Ateliê Subterrânea (RS) e da Campanha da TV Futura para a Organização Mundial de Saúde. No ano seguinte, esteve nas exposições “Kxa Preta", no Espaço Apis (RJ) e “Abotoados pela Manga", da Ilustre Loja de Móveis, em São Paulo, além de integrar apresentação de videoarte brasileira com o filme “Paisagens Vermelhas", em Londres, na Inglaterra. Nesse mesmo período, recebeu bolsa de estudos do Programa Aprofundamento (Parque Lage), tendo seus trabalhos acompanhados por Luiz Ernesto, Lívia Flores e Glória Ferreira. Participou da Coleção de arte da Lui Vuitton Gallery, em Tóquio, no Japão, com o vídeo “O Ferrolho" e de outros catálogos artísticos internacionais.

A professora Ane Fernandes, curadora do Espaço Multiuso da Univali, destaca o valor estético e contemporâneo do trabalho do artista. “Ele constrói obras no local, faz interferências e tem uma conexão muito grande com o que faz. É uma obra especial que se não existisse faria muita falta", afirma.

2019-08-01- Exposição Evandro Machado3.jpg

A exposição é uma realização da Univali, por meio da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A cerimônia de abertura da mostra será aberta ao público, no dia 6, às 17h30. A visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com entrada franca. As escolas e demais grupos interessados em agendar visita monitorada devem entrar em contato pelo e-mail galeriadearte@univali.br. Acompanhe o instagram do espaço - @galeriadearteunivali.

O que: Exposição “Lembrar-se do Futuro", de Evandro Machado
“Quando: De 6 de agosto a 5 de setembro . Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30
Onde: Espaço Multiuso da Univali, anexo à Reitoria – Rua Uruguai, 458, Centro – Itajaí (SC)
Visitação gratuita

Mais informações: (47) 3341-7631, na Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.