Alunos do CAU participam de atividade na Horta Orgânica Experimental

Equipe do projeto Educação para Transformação conduziu a prática

por Natália Uriarte Vieira | 22/11/2018

No dia 19 de novembro, a equipe do projeto de extensão Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero apresentou a Horta Orgânica Experimental Ibyporã, localizada no bloco F da Univali, aos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação Univali (CAU), Campus Itajaí. A prática foi focada no manejo agroecológico, com abordagem sobre os malefícios dos agrotóxicos.

2018-11-22-Atividade do CAU horta3.jpg

A tarde contou com a presença de 30 crianças. Os estudantes colocaram a mão na terra para plantar alguns tubérculos na horta, como batata doce e mandioca, além de aprenderem o modo de preparo do solo e manuseio para cultivo das plantas. Na atividade, também se falou do controle de pragas e das técnicas de compostagem.

"A experiência prática proporcionou um maior contato com a natureza, promovendo a autonomia das crianças, estimulando a produção de orgânicos, que evitam os malefícios causados pelos insumos químicos utilizados em agricultura convencional, para uma geração mais consciente e sustentável", pondera a professora Márcia Gilmara Marian Vieira, coordenadora do projeto Educação para Transformação.

2018-11-22 - atividade do CAU horta2.jpg

O projeto de extensão promove educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia. Com ações como esta realizada com os alunos do CAU, o "Educação para Transformação" contribui com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especificamente o Objetivo 2, que aborda sobre agricultura sustentável, buscando alcançar a meta da Agenda 2030 da ONU. As iniciativas deste projeto sempre estimulam a produção de cultivos orgânicos com atividades que englobam o cultivo sem o uso de agrotóxicos por meio de metodologias e práticas de agroecologia e da agrofloresta, para aplicação de uma agricultura sustentável.

2018-11-22 - atividade do CAU horta.jpg