Alunos de Turismo e Hotelaria realizam saída de campo de ecoturismo

Atividades ocorreram em Santo Amaro da Imperatriz

por Natália Uriarte Vieira | 25/04/2019

Nos dias 13 e 14 de abril, os acadêmicos do 3º período do curso de Turismo e Hotelaria da Univali passaram um final de semana diferente, marcado por aventuras, adrenalina e contato com a natureza. A saída de campo de ecoturismo ocorreu em Santo Amaro da Imperatriz (SC).

2019-04-25 saída de campo Rapel Ressurreição (239).jpg

A atividade faz parte da disciplina de Turismo e Meio Ambiente, cujo o objetivo é despertar nos acadêmicos o gosto pelo ecoturismo, segmento em grande crescimento no País e que tem como princípio a interação do homem com o meio ambiente e o uso sustentável dos seus recursos.

2019-04-25 - saída de campo5.jpg2019-04-25 - saída de campo6.jpg

Na programação, o primeiro desafio foi um rapel positivo na cachoeira da Ressurreição, que fica no município vizinho de Águas Mornas. Na parte da tarde, teve circuito "Indoor" que contou com com uma tirolesa, um paredão de escalada e um rapel negativo (sem apoio dos pés) na torre de 10 metros de altura. Os acadêmicos testaram sua resistência e força no paredão de escalada, os obstáculos foram vencidos com o apoio da torcida dos colegas que assistiam enquanto aguardavam a sua vez na aventura.

Na noite de sábado, houve um bate-papo com o bacharel em Turismo, vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo de Santo Amaro da Imperatriz e diretor do canal Conexão Turismo SC, Rodrigo Ferreira. Ele falou das ações do município para captação de turistas e desenvolvimento socioeconômico por meio do turismo. Em seguida, o proprietário da Ativa Aventuras, Julio César Faria, apresentou os requisitos e experiência necessária para a formação de condutor de Eeoturismo, além contar um pouco da história da empresa e sobre o cuidado com a segurança dos participantes nas atividades desempenhadas.

2019-04-25 saída de campo2.jpg

No domingo, todos partiram para atividade mais esperada, o Rafting no Rio Cubatão. O percurso de cerca de 5 km entre as corredeiras do rio leva cerca de duas horas e meia para ser vencido. Todos concluíram as atividades com êxito e testaram seus limites físicos e emocionais.

2019-04-25 saida de campo45.jpg

Para o professor Athos H. Teixeira, que acompanhou o grupo, a saída de campo possibilita aprendizado técnico para a formação profissional, é um momento especial para compartilhar experiências, testar os relacionamentos interpessoais, desenvolver o espírito de equipe e ajuda mútua, além de servir para refletir a respeito da atividade turística responsável.

2019-04-25 - saída de campo.jpg

A operação e condução das atividades desenvolveram-se sob responsabilidade da empresa Ativa Aventuras, de Florianópolis/ Santo Amaro da Imperatriz, na pessoa do diretor Júlio e equipe, que possuem larga experiência e reputação neste segmento.

Para mais informações e programação de grupos, os interessados podem procurar a Acatur -  Laboratório de Agenciamento de Viagens do Curso de Turismo e Hotelaria, pelo telefone (47) 3261-1221 e pelo email, acatur.bc@univali.br, que em parceria com a Ativa Aventuras pode formatar um programa personalizado para a turma interessada.