Alunos atuam na mobilização comunitária para Conferência de Saúde de Itajaí

Grupo irá colaborar na elaboração do Plano Municipal, feito a partir das necessidades sociais apontadas no evento

por Natália Uriarte Vieira | 26/07/2017

Itajaí - Alunos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), vinculados ao projeto de extensão "Antônio Gramsci: fomentando a concepção ativista de educação", estão atuando na mobilização comunitária em parceria com as Unidades Básicas de Saúde de Itajaí, para a realização da Conferência Municipal de Saúde de Itajaí, que ocorrerá no dia 28 de julho, das 18h às 21h, e dia 29, das 8h30 às 18h, no Centreventos de Itajaí.

2017-07-26 -Projeto Antônio Gramsci.jpg

O grupo participará da conferência de forma ativa e após, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (Comusa), contribuirá para construção do Plano Municipal de Saúde, baseado nas necessidades sociais apontadas nos dois dias de evento. Durante a Conferência, serão deliberadas as diretrizes para elaboração do Plano Municipal e da Proposta Orçamentária, respeitando as metas e prioridades estabelecidas na Lei de Diretrizes Orçamentárias nas políticas de saúde do município, no período entre 2018 e 2021.

O objetivo do evento é fortalecer a participação e o controle social do Sistema Único de Saúde (SUS), com ampla representação da sociedade. Portanto, a participação é gratuita e aberta à comunidade.

Projeto Antônio Gramsci

O projeto de extensão da Univali é coordenado pela professora Rita de Cássia Gabrielli Souza Lima, do curso de Odontologia e do Mestrado em Saúde e Gestão do Trabalho, em parceria com o professor Marco Aurélio da Ros, do curso de Medicina, e conta com a colaboração de David Rivero Tames, docente no curso de Odontologia. Desde 2015, está vinculado ao Grupo de Pesquisa Atenção à Saúde Individual e Coletiva em Odontologia, do Curso de Odontologia.

A iniciativa fomenta formação histórico-política na interação de acadêmicos, docentes, comunidades locais e controle social. Neste ano, o grupo está envolvido com as atividades do Comusa e a participação na Conferência foi oficialmente instituída.

Mais informações: (47) 3341-7564, na coordenação do curso de Odontologia da Univali.