Formados na Univali criam projeto de educação patrimonial em Itajaí

Lançamento dos vídeos resultantes da iniciativa ocorre nesta quinta-feira (13), no Museu Etno-Arqueológico da Itaipava

por Natália Uriarte Vieira | 10/12/2018

Itajaí – Caroline Westerkamp, alumna (egressa) de Relações Públicas, e Edson dos Santos, alumnus (egresso) de Jornalismo, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), criaram em Itajaí um projeto de ações de fomento no campo da educação patrimonial, com ênfase nas memórias em vídeo. Os resultados do trabalho serão apresentados no lançamento dos vídeos que ocorre nesta quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 19h, no Museu Etno-Arqueológico da Itaipava.

2018-12-10 - Projeto Memória Andante gravação3.jpg

O projeto Memória Andante, patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, em parceria com a empresa Rogério Philippi e o Programa Cultura e Travessura, contemplou 148 alunos da Rede Municipal de Ensino de Itajaí. As escolas participantes foram: Escola Básica Aníbal Cesar; EB Pedro Rizzi; EB Maria Nilza Ferreira Evaristo; EB Judith Duarte de Oliveira; EB Padre José Anchieta. Os encontros aconteceram semanalmente, desde o final do mês de outubro até o início de dezembro. As turmas de cada uma das cinco escolas aprenderam as práticas de entrevistas, pesquisa e audiovisual para produzirem os seus próprios curtas-metragens.

De acordo com Caroline Westerkamp, o principal desafio foi fazer com que os alunos se reconhecessem no bairro onde moram. "A proposta era trazer pais, avós e vizinhos da comunidade para dentro da escola e, a partir daí, criar um vídeo com as histórias contadas por eles", explica.

2018-12-10- Projeto Memória Andante.jpg

Com isso, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a importância histórico-social do bairro, além de identificarem seus patrimônios materiais e imateriais. As memórias relembradas pelos entrevistados promoveram nos alunos reflexões sobre a influência do passado nos dias atuais e projetou o impacto das ações do homem no futuro.

Para a museóloga Angela Peyerl, o projeto tem um papel fundamental que é transformar os alunos em multiplicadores desse conhecimento e da valorização do patrimônio cultural da cidade. "Alunos e professores que participaram do projeto irão disseminar aos seus familiares e novos alunos tudo o que aprenderam, são sementes que vão valorizar sua própria história".

A diretora da EB Maria Nilza Ferreira Evaristo, Andréa de Oliveira Vieira, diz que o projeto é importante, pois conta a história do bairro aos alunos. "Muitos desconhecem os fatos, a origem do lugar onde vivem", ressalta.

Lançamento dos vídeos

O encerramento do projeto será dia 13, no Museu Etno-Arqueológico do bairro Itaipava. O local já sediou uma estação de trem muito citada pelos antigos moradores, além disso salvaguarda peças encontradas no sambaqui do bairro. Para o encontro também está programado um bate-papo sobre história oral com a museóloga Angela Peyerl e uma visita guiada pelo museu.

Lançamento dos vídeos do projeto Memória Andante
Quando? Dia 13 de dezembro (quinta-feira), às 19h
Onde? No Museu Etno-Arqueológico da Itaipava – na Avenida Itaipava, 3.901, no bairro Itaipava, em Itajaí (SC).
Participação gratuita e aberta à comunidade

Mais informações: (47) 99605-5606, com a alumna Caroline Westerkamp.