Ações de conscientização marcam o Dia Mundial da Água

Acadêmicos e professores da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia participam de atividades na região

por Natália Uriarte Vieira | 18/03/2019

Santa Catarina – Professores e acadêmicos dos cursos de Oceanografia e de Engenharia Ambiental e Sanitária, vinculados à Escola do Mar Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participam nesta sexta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, de uma série de atividades na região de conscientização da população para a conservação, o uso consciente, o gerenciamento e o desenvolvimento dos recursos hídricos.

2019-03-18 - Dia da Água.jpg

O projeto de extensão Água Viva, dos cursos de Oceanografia e Engenharia Ambiental e Sanitária, integrará, com o espetáculo Onda de Desperdício, de um evento organizado pela Fundação Ambiental Área Costeira de Itapema (FAACI) ao longo desta sexta-feira, na Câmara de Vereadores de Itapema/SC. A programação, aberta à comunidade, reunirá principalmente alunos das escolas da rede municipal de ensino. Já o projeto Oceanos, do curso de Oceanografia, estará nos meses de março e abril, em parceria com o Instituto Crescer, com uma série de rodas de conversa, dinâmicas e palestras sobre a água.

A qualidade da água na região também tem sido objeto de pesquisa entre estudantes e docentes da Univali. Por meio de uma parceria com a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (Emasa), um grupo da Univali trabalha na pesquisa para avaliar a qualidade da água do Rio Camboriú frente ao lançamento do efluente da estação de tratamento de esgoto (ETE) da Emasa no afluente desse rio. O projeto iniciou em meados de 2018, com previsão de um ano de monitoramento e avaliação da qualidade química, microbiológica, ecológica e oceanográfica do Rio Camboriú. Um projeto similar deve ser formalizado com a Companhia Águas de Itapema (Conasa), para avaliar a qualidade da água do Rio Perequê, seus afluentes e das águas das praias da enseada de Porto Belo (SC).

As professoras Camila Burigo Marin e Kátia Naomi Kuroshima conduzem estas iniciativas e nas abordagens de conscientização trabalharão conceitos como o uso consciente da água, o custo para o tratamento da água, reuso e o ciclo da água, a poluição marinha e a qualidade da água, e o uso da água – visível e invisível – na produção de diversos produtos do cotidiano. As participações das docentes também pautarão discussões sobre os desafios na gestão e os resultados sobre a qualidade da água da região.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas, por meio de uma resolução, em 21 de fevereiro de 1993, no intuito de fomentar ações e iniciativas de conscientização da a população sobre a importância da água, recurso essencial para a sobrevivência de todos os seres vivos. Na data, instituições de todo o mundo realizam palestras, ações e dinâmicas que levam conhecimento e provocam debate sobre a temática.

Mais informações: (47) 3341-7541, na direção da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia.