Ação na Univali oportuniza testagem para infecções sexualmente transmissíveis

Evento “Escolha Olhar para a Saúde” ocorre nos dias 28 e 29, no Campus Itajaí, com atividades gratuitas voltadas à comunidade acadêmica e externa

por Natália Uriarte Vieira | 22/11/2017

Itajaí – Uma ação na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Campus Itajaí, nos dias 28 e 29 de novembro, fomentará atividades de prevenção e cuidado à saúde, com a realização de testagem rápida e aconselhamento para sífilis, hepatite B, hepatite C e HIV. O "Escolha Olhar para a Saúde" é gratuito, voltado à comunidade acadêmica e externa, alusivo ao Dia Mundial de Combate à AIDS – 1º de dezembro.

2017-11-22-Testagem ISTs.png

No dia 28 (terça-feira), a ação será das 8h às 20h30, em frente à Biblioteca Central e ao lado do Teatro Adelaide Konder, no Campus Itajaí. Já no dia 29 (quarta-feira), a testagem e aconselhamento ocorrerão das 8h às 18h, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, no bloco F7.

Professores da área da saúde da Universidade darão a devolutiva do resultado da testagem, com orientações à prevenção e condução ao tratamento, quando necessário.  O curso de Medicina será o responsável pela orientação clínica e encaminhamento. Acadêmicos e docentes dos cursos de Enfermagem, Biomedicina e Farmácia farão verificação da pressão arterial, da glicemia e repassarão dicas de descarte de medicamentos. O grupo do curso de Educação Física cuidará da medição da massa corpórea; terá massagem com representantes do curso de Estética; espirometria e informações sobre períneo e saúde com o curso de Fisioterapia.

Haverá ainda orientação nutricional com o curso de Nutrição e o curso de Odontologia fará uma abordagem sobre as manifestações bucais das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e seus cuidados. Qualidade do sono e estresse, e a escala de risco para o uso de drogas e ISTs serão os assuntos tratados pelo curso de Psicologia.

A iniciativa envolve todos os cursos do Centro de Ciências da Saúde da Univali, o projeto de extensão Escolhas, a Liga de Infectologia do curso de Medicina, com apoio do Diretório Central do Estudante (DCE) e Centros Acadêmicos, em parceria com o Departamento de Infecções IST/ AIDS da Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí.

Serviço
O quê? Evento Escolha Olhar para a Saúde - atividades de prevenção e cuidado com a saúde/ testagem e aconselhamento para ISTs
Quando e onde? Dia 28 de novembro (terça-feira), das 8h às 20h30, em frente à Biblioteca Central e ao lado do Teatro Adelaide Konder, Campus Itajaí | Dia 29 de novembro (quarta-feira), das 8h às 18h, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, no bloco F7  - Campus Itajaí - Rua Uruguai, nº 458, Centro - Itajaí (SC)
Gratuito e aberto à comunidade acadêmica e externa

Mais informações: (47) 3341-8431, no projeto de extensão Escolhas.