Ação educativa marca o Dia de Conscientização sobre o Ruído

Abordagem ocorreu no Campus Itajaí e em escolas do município

por Natália Uriarte Vieira | 25/04/2019

Na última quarta-feira, 24 de abril, Dia Internacional de Conscientização sobre o Ruído, acadêmicos e professores dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia da Universidade o Vale do Itajaí (Univali), realizaram uma ação educativa em consonância com o movimento mundial para chamar a atenção da população sobre os cuidados com a audição.

2019-04-22-dia do ruído.jpg

O tema da campanha deste ano é "Sua audição merece atenção, cuide dela com o coração". Com isso, a iniciativa teve relação com as artes, mostrando como os sons remetem a memória afetiva e relacionam por meio de músicas e vozes, períodos importantes da vida, viagens e pessoas queridas. No Campus Itajaí, nos pátios dos blocos F4 e F5, houve um sarau promovido por estudantes da Escola de Ciências da Saúde, às 12h30 e às 18h, com apresentação de canções que marcaram diferentes gerações.

No dia 24 também se comemora o Dia da Família na Escola. Por isso, o grupo de acadêmicos e docentes fou sobre a questão do ruído a um grupo de pais e professores de um Centro de Educação Infantil do município. À tarde, por volta das 15h30, a ação ocorreu na Escola Básica Prefeito Alberto Werner, no Carvalho, em Itajaí (SC). Acadêmicos do Estágio em Fonoaudiologia Comunitária e Institucional e alunos de Psicologia ministraram atividades musicais, com canções infantis e outras, mostrando aos envolvidos a importância dos cuidados com a audição, preservando-a, para que se formem novas memórias musicais.

Outras abordagens ocorrerão em escolas nos próximos dias. Em todas, o grupo prestará orientação para preservação da audição e falará sobre os perigos de escutar música em intensidades sonoras elevadas.