• Univali
  • Notícias
  • Acadêmicos de Letras apresentam esquetes inspiradas em textos dramáticos

Acadêmicos de Letras apresentam esquetes inspiradas em textos dramáticos

Miniespectáculo teatral será encenado dia 28, no Campus Itajaí


por Natália Uriarte Vieira | 21/11/2018

Itajaí – Os acadêmicos do 8º período do curso de Letras: habilitação em Língua Portuguesa e Respectivas Literaturas apresentam, no dia 28 de novembro (quarta-feira), às 20h, uma série de esquetes inspiradas em textos dramáticos de Nelson Rodrigues e Plínio Marcos. O miniespectáculo teatral será encenado no piso térreo da Biblioteca Central Comunitária, no Campus Itajaí, com entrada gratuita.

2018-11-21-Esquetes Letras2.jpg

A atividade desenvolveu-se na disciplina Textos Dramáticos, ministrada pela professora Camila Morgana Lourenço, e prevê, além de integrar as comemorações dos 50 anos do curso de Letras, extrapolar a dimensão textual do gênero em estudo. A docente explica que as equipes tiveram o desafio de planejar e executar a montagem de fragmentos dos textos originais como esquetes, pensando na linguagem cênica e nos elementos teatrais a partir da potência do texto dramático, observando a estética modernista. "Foi um experimento, um desafio para os acadêmicos, ao romper com a zona de conforto deles, propondo a tradução intersemiótica do texto dramático para o ambiente teatral, o que demanda o desenvolvimento de outras habilidades — fundamentais ao perfil híbrido trabalhado no curso com os futuros professores de língua e literatura portuguesa", pondera Camila.

A atividade também permitiu aos alunos o acesso a uma estratégia bem-vinda ao exercício docente na Educação Básica, ao lidar com leitura, interpretação, criação e cooperação, já que fará parte do repertório profissional deles, combinando saberes de campos disciplinares afetos. A turma contou com a orientação técnica da atriz e professora de Teatro do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Ana Paula Beling. Sobre a participação dela, Camila avalia como essencial para fertilizar os projetos das esquetes e garantir melhor entendimento de como operar a representação numa abordagem estética, criativa, viável no contexto universitário e, ao mesmo tempo, coerente com os objetos textuais escolhidos.

2018-11-21 - Esquetes Letras.jpg

* Fotos e contribuições no texto: Camila Morgana Lourenço

Mais informações: (47) 3341-7919, na coordenação do curso de Letras.


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade