Acadêmicos da Univali embarcam rumo à China

Alunos farão curso de chinês mandarim na Universidade de Fuzhou

por Natália Uriarte Vieira | 09/09/2019

Três estudantes da graduação da Univali foram selecionados e embarcaram para a China nos últimos dias, são eles: a acadêmica Luana Moreira, de Relações Internacionais, e os irmãos gêmeos Ian Geraldo Pedrini, também de Relações Internacionais, e Pietro Geraldo Pedrini, de Design Gráfico. Eles farão um curso de chinês mandarim, com bolsa de estudos, na Universidade de Fuzhou, localizada na Província de Fujian.

2019-09-09-Estudantes rumo à china.jpg

Antes de viajarem os irmãos Pedrini, que são egressos do Colégio de Aplicação da Univali, visitaram o reitor, professor Valdir Cechinel Filho, acompanhados da professora Giselda da Silveira Cherem. Os dois contaram que têm entre si uma espécie de desafio para aprenderem e dominarem novos idiomas. Ian foi monitor de um grupo de estudo de Relações Internacionais sobre a China, já estudava japonês e a partir daí comentou com o irmão Pietro sobre a oportunidade de estudar chinês com bolsa de estudo.

“Estamos na expectativa. Além do idioma há outros fatores da cultura que impactarão bastante, mas logo nos adaptaremos, a exemplo da alimentação já que somos veganos", revelou Pietro. Já Ian disse que acredita que a viagem será única e fundamental na trajetória deles e de Luana: “É uma oportunidade incrível. Tanto a história quanto o mercado dão um valor inestimável para programas como esse. Com certeza será uma vivência que carregaremos para a vida".

O reitor agradeceu os alunos por representarem a Instituição e ressaltou o diferencial da Univali por ter a internacionalização como uma de suas principais diretrizes, com uma série de programas de intercâmbio. “Desfrutem desta iniciativa que marcará a trajetória acadêmica, profissional e pessoal de vocês. Vocês nos representarão durante esse um ano e contribuirão para o fortalecimento e continuidade desta parceria ", desejou.

O programa contempla a realização de um curso de chinês mandarim, com duração de um ano.A bolsa é oferecida pelo Governo da Província de Fujian e pela Universidade de Fuzhou, e cobre as taxas acadêmicas. A formação ocorrerá na Overseas Education College.