Acadêmico de Arquitetura e Urbanismo conquista 2º lugar no Concurso NCD

Estudante desenvolveu projeto de uma moradia acessível para um cadeirante

por Natáia Uriarte Vieira | 06/12/2019

Balneário Camboriú - Lucas Garcia, acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Vale do Itajaí, é o segundo colocado da categoria “Estudante", no Concurso Técnico NCD 2019, iniciativa do Núcleo Catarinense de Decoração. Ano passado, o prêmio também foi conquistado por um aluno do Núcleo de Concursos de Projeto (NCPro) da Univali, que acumula 18 prêmios desde a sua fundação.

2019-12-06 casa para cadeirante - projeto premiado.jpg

O projeto do acadêmico da Univali é de uma casa localizada nos subúrbios da cidade como moradia para um cadeirante. Ela foi projetada para ser completamente acessível no terreno, que possui uma inclinação considerável. Dividida em duas partes, possui uma parte íntima na parte leste e frontal do terreno, e a outra social. Na casa, há uma rampa que segue um caminho continuo até a entrada, onde encontra-se a área de estar e lavabo, assim como a cozinha e a área externa de lazer. Logo em seguida existe uma rampa ligando um nível acima, a área íntima, tornando a percepção de que a casa é sustentada por uma só rampa contínua.

A forma foi concebida pelo autor seguindo as necessidades das elevações para passagem das rampas. Ao elevar a área intima, ele criou uma rampa que flutua da edificação, fazendo a casa acompanhá-la em sua fachada lateral. A forma frontal da casa é distorcida junto ao telhado, com uma torção das duas águas, que dá um diferente aspecto entre a forma frontal e o seu comprimento, onde há também grandes aberturas de janela, com espaço para a luz natural e para os visuais do meio ambiente. A casa é constituída por uma estrutura de concreto e um revestimento de madeira por toda a área externa da casa, em um só conjunto.

O estudante explica que o projeto prevê ripas de madeira em forma torcida, que são repetidas cada uma com a torção em uma diferente posição. No ambiente, abre-se espaço para a iluminação e o vento entrarem, assim como para a iluminação sair e criar um visual noturno. As madeiras torcidas dão a impressão de movimento, sua forma molda-se dependendo da posição que a pessoa está.

“O formato da fachada é inspirado na forma tradicional de uma casa, que assim como uma música e suas frequências sonoras dão vida ao movimento presente, fluindo poeticamente da madeira torcida para o resto da casa, dando assim a sua composição final", revela o acadêmico. Garcia foi orientado pelo professor Eduardo Baptista Lopes, um dos responsáveis pelo NCPro.

Concurso NCD

O Concurso Técnico NCD é um projeto de cunho sócio cultural que tem como objetivo valorizar os trabalhos realizados por profissionais de arquitetura, design, paisagismo, engenharia e decoração e também por estudantes das Instituições de ensino de Santa Catarina, avaliados segundo critérios técnicos de excelência e inovação, por júri isento e especializado. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 20 de novembro, em Florianópolis (SC).

Mais informações: (47) 3261-1219, no curso de Arquitetura e Urbanismo da Univali.