Acadêmica da Univali participa da Assembleia da Juventude da ONU

Lívia Manuela Tognon participará da Delegação Brasileira de Jovens Líderes, em Nova Iorque

por Flaiane Antunes Lizote | 31/07/2018

Balneário Camboriú - Lívia Manuela Tognon, estudante do oitavo período do curso de Administração da Escola de Negócios da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus Balneário Camboriú, é uma das jovens selecionadas para ir a Nova Iorque, nos Estados Unidos, para um encontro com mais de 1500 jovens de mais de 115 países, para discussão dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, programado na Agenda da ONU 2030.

2018-07-31-Lívia Manuela Tognon.jpg

A acadêmica participará da Assembleia da Juventude, considerada o maior encontro de jovens líderes do mundo, que reúne jovens líderes globais e agentes de mudanças, com o foco em abordar soluções inovadoras e fomentar ações reais para o desenvolvimento sustentável. A assembleia foi criada em 2002, e faz parte do projeto da Fundação dos Embaixadores da Amizade (FAF), que busca ampliar o engajamento dos jovens e a participação dos mesmo em diálogos internacionais nas Nações Unidas.

Lívia é uma participante assídua em trabalhos voluntários. No tempo em que cursou o ensino médio, foi líder de um projeto que tinha o objetivo do bem-estar animal e atuou como voluntária em uma ONG de cães abandonados. Aos 18 anos, fez um intercâmbio no Nepal e na Índia, com o propósito de realizar trabalhos voluntariados.  "Dei aula de inglês, auxiliei na construção de escolas, orfanatos, visando o desenvolvimento sustentável. Foi a partir destes trabalhos que adquiri mais conhecimento e maior interesse em voluntariar. Percebi como é recompensador transformar a vida das pessoas", revela Lívia. A acadêmica acredita no trabalho voluntário como uma ferramenta de autodesenvolvimento e o recomenda a todos os estudantes, pois contribui para o desenvolvimento pessoal, profissionais e acadêmico, e para a sociedade.

De acordo com o coordenador do curso de Administração, Campus Balneário Camboriú, Carlos Marcelo Ardigó, essa é a primeira vez que um estudante do curso participa de um evento desta natureza. "A aproximação do curso com a comunidade, por meio do apoio de gestão disponibilizado para atender demandas de ONGs locais, está despertando um sentimento entre os alunos de que todos podem fazer parte de um mundo melhor", afirma Ardigó.

O interesse em se inscrever para participar da Assembleia da Juventude partiu da acadêmica e tem relação com os projetos de extensão que desenvolveu junto ao curso de Administração da Universidade, nos projetos Gestão para Cidadania e Univali Faz. A participação da acadêmica na Assembleia em Nova Iorque será de 6 a 14 de agosto.  Entre os dias 10 e 13,  Lívia participará do encontro na Assembleia da Juventude e, de 6 a 9, realizará o curso "Social Ventures for Sustainable Development", na Farleigh Dickson University, em New Jersey, para aprimorar os conhecimentos sobre projetos sociais e empreendedorismo social. Neste período, ela também fará um trabalho voluntário e visita técnica a iniciativas locais, como em empresas eleitas como as principais do mundo, pela Fortune.

Para mais informações sobre a assembleia é possível acessar o site www.youthassembly.nyc.

Mais informações: (47) 3261-1232, no curso de Administração, Campus Balneário Camboriú.