• Abertas inscrições para seleção do Programa de Intercâmbio de Alunos

Abertas inscrições para seleção do Programa de Intercâmbio de Alunos

São 67 vagas para estudar em universidades de países da América Latina e da Ásia, e outras 54 remanescentes do PIA Europa

por Natália Uriarte Vieira | 14/08/2017

Santa Catarina - Estão abertas até o dia 31 de agosto, as inscrições para o processo de seleção de alunos para o Programa de Intercâmbio de Alunos (PIA), da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). São ofertadas 67 vagas, com possibilidade de estudar em universidades de países da América Latina e da Ásia, durante seis meses ou um ano. Há ainda outras 54 vagas remanescentes do PIA Europa.

2017-08-14-Intercambio.png

O PIA América Latina e Ásia concederá vagas, da seguinte forma: 17 para Argentina; 28 para o Chile; cinco para Colômbia; cinco para Coreia do Sul; seis para o México; cinco para o Paraguai; e uma para o Uruguai. Há oportunidades para diversas áreas de conhecimento. Para a Europa, as vagas estão divididas assim: três para Alemanha; quatro para Bélgica; uma para Dinamarca; 32 para Espanha; quatro para França; quatro para Itália; quatro para Portugal; e duas para Suíça

Para concorrer o aluno deve ler o edital, em www.univali.br/intercambio, conferir quais universidades estrangeiras oferecem vagas à graduação que cursa. Depois, deverá entregar documentação e submeter-se ao processo de seleção.

Quem pode participar?

Podem participar acadêmicos dos cursos de graduação da Univali, maiores de 18 anos, regularmente matriculados e que tenham frequentado e concluído, no momento da inscrição, pelo menos um semestre do atual curso superior de Tecnologia ou dois semestres no caso do curso de graduação (Bacharelado/ Licenciatura).

Processo de seleção

A seleção é baseada a partir da média final das notas (com pesos distintos), dos seguintes quesitos: histórico universitário, prova de idioma e entrevista em língua portuguesa com o candidato.  Haverá pontuação adicional para o candidato que:  cursou e obteve aprovação em disciplinas do Módulo Internacional da Univali; concluiu cursos do Nelle Online; está matriculado em curso presencial regular do Nelle, no mesmo idioma da universidade para a qual concorrerá.

Inscrições

Os candidatos que ainda não realizaram Prova de Idioma para intercâmbio dos editais da Coordenadoria de Assuntos Internacionais (CoAI) da Univali em 2017, devem efetuar a inscrição até o dia 31 de agosto, no site Minha Univali (Portal do Aluno), por meio do sistema Protocolo, selecionando a opção "Intercâmbio – inscrição outbound".

Para efetivar a inscrição, todos os candidatos devem entregar a documentação prevista no edital, até o dia 1º de setembro, na CoAI, localizada no Hall da Biblioteca Central do Campus Itajaí, via Sedex, ou na Secretaria Acadêmica do campus (Itajaí – bloco B7, Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Biguaçu – Centro, Florianópolis, Kobrasol e Tijucas).

A divulgação da lista dos candidatos selecionados está prevista para ocorrer no dia 29 de setembro, no site da Univali.

Mais informações: (47) 3341-7552, na Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Univali.