• Abertas inscrições para o curso Pedagogia Intercultural Indígena – Guarani

Inscrições Abertas

Abertas inscrições para o curso Pedagogia Intercultural Indígena – Guarani

São ofertadas 45 vagas a candidatos que residam em terras indígenas de Santa Catarina

por Natália Uriarte Vieira | 10/07/2018

Biguaçu/ SC – Estão abertas as inscrições para o curso Pedagogia Intercultural Indígena – Guarani, formação inédita neste formato no Brasil, lançada pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali). São ofertadas 45 vagas a candidatos egressos do ensino médio ou com alguma formação superior, que residam em terra indígena localizada em Santa Catarina e que comprovem pertencimento ao povo indígena Guarani. As inscrições seguem até o dia 13 de julho e as aulas iniciam ainda neste mês.

2018-06-26 - Reunião alinhamento Pedagogia Intercultural Indígena - Guarani3.png

Formar para exercer a docência na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, em escolas indígenas, este é o principal objetivo da proposta. A oferta será na modalidade presencial, com total de carga horária de pouco mais de 3.200 horas, distribuídas em oito semestres. As atividades ocorrerão na Univali e em aldeias próximas.  Financiado pelo Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) e pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes), o curso atende o que preconiza a meta 15 do Plano Estadual de Educação (2015) e foi aprovado pela comissão Ad Hoc, nomeada pela portaria nº1942/2016.

De acordo com a professora Verônica Gesser, diretora da Escola de Educação da Univali e responsável pelo desenvolvimento do projeto curricular do novo curso, a maioria das escolas indígenas brasileiras ainda está sob a responsabilidade de professores não-índios. Além disso, muitos deles não têm formação para exercer o magistério de acordo com a realidade sociolingüística e cultural desses povos. Por isso, a atuação dá-se somente como professores de línguas maternas, sem que saibam o que e como trabalhar. "Este curso oportunizará a formação necessária aos professores para desenvolverem em suas comunidades um ensino de acordo com a especificidade e os anseios de seus povos", ressalta.

A formação envolverá a comunidade das seguintes aldeias: Pira Rupá e Morro dos Cavalos, em Palhoça; Itanhaém e Mbya Roká, em Biguaçu; Tekoa Vya, em Major Gercino; Tekoá Tavaí; Tekoa Marangatu, em Imaruí; Yvy Ju e Morro Alto, em São Francisco do Sul; e Pindoty, em Araquari.

2018- 06-26 - Reunião de alinhamento Pedagogia Intercultural Indígena - Guarani.png

As atividades terão periodicidade semanal e a equipe de profissionais que atuará no curso é formada por professores da Univali, da Secretaria Estadual de Educação de Santa Catarina (SED SC) e de lideranças das comunidades indígenas Guarani de Santa Catarina. O curso terá início em julho deste ano, com aula inaugural já agendada para dia 28 de julho, no campus da Univali de Biguaçu, campus sede da coordenação do curso.

"Este curso propõe o manejo de conhecimentos universais, que possibilitem acesso ao bem-estar, à saúde, à defesa do território e do patrimônio cultural, com consequente valorização, e a promoção de condições econômicas que garantam a sobrevivência cultural e física dos indígenas", ressalta Carlos Alberto Tomelin, vice-reitor de Graduação e Desenvolvimento Institucional da Univali.

Processo seletivo

Do total das vagas disponibilizadas, 40 são integralmente financiadas pela SED SC e as outras cinco são oferecidas como contrapartida da Univali, compondo um total de 45 vagas para o processo seletivo. Os documentos necessários, etapas do processo e demais critérios exigidos estão previstos no edital disponível em www.univali.br/editais. As inscrições devem ser feitas até o dia 13, de forma presencial, na Secretaria Acadêmica do Campus Biguaçu, localizada na sala 104 do bloco B1.

Fotos: Reunião de alinhamento com lideranças envolvidas

Mais informações: (47) 3341-7919, na direção da Escola de Educação da Univali.