Univali reinaugura Horto Medicinal no Campus Itajaí

O espaço recebeu o nome da professora Dalva Sofia Schuch

por Roberta Ramos | 30/09/2022

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) reinaugurou na manhã desta sexta-feira, 30, o Horto Medicinal no Campus Itajaí. O espaço recebeu o nome da professora e engenheira agrônoma, Dalva Sofia Schuch, uma das idealizadoras do local que foi inaugurado em 2019.

Reinauguração Horto Medicinal Univali 30-09-2022 (1).jpg

A professora Dalva Sofia Schuch faleceu em 2021 e foi homenageada pelos 15 anos de trabalho na Universidade. “O Horto Medicinal era um sonho da Dalva e um local que servia de inspiração para novos projetos. Tive o privilégio de conviver com ela e vê-la realizada com a implantação deste espaço. Em nossas conversas aqui ela sempre dizia que o Horto era um local para energizar as pessoas e que gostaria que estivesse sempre aberto e disponível para acadêmicos, professores e para a comunidade", destacou o professor Gustavo Russo.

O Horto Medicinal é um espaço para estudo da flora em pesquisas científicas na área de saúde e em projetos de extensão. O local é organizado em oito setores com espaços para plantas medicinais, plantas alimentícias não convencionais (PANCs), plantas tóxicas, viveiro, albergue de abelhas sem ferrão, compostagem, jardim comestível e um galinheiro móvel.

Reinauguração Horto Medicinal Univali 30-09-2022 (2).jpg

O local abriga um total de aproximadamente 80 espécies e contempla uma série de atividades relacionadas à pesquisa, ensino e extensão, desde a análise de espécies para estudos já em desenvolvimento na Universidade, até a realização de oficinas, cursos e workshops sobre plantio, poda, jardinagem e áreas relacionadas, envolvendo a comunidade acadêmica e externa.

“Desde que nos conhecemos sempre tivemos uma grande ligação. No dia da inauguração do Horto Medicinal me recordo do carinho com que a Dalva falou sobre esta conquista institucional. Depois do seu falecimento, recebi inúmeras manifestações da comunidade acadêmica para homenageá-la e hoje estamos fazendo este merecido reconhecimento. A Univali será eternamente grata pelas sementes que ela plantou, não somente no Horto, mas em diversos espaços da Universidade", finalizou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Reinauguração Horto Medicinal Univali 30-09-2022 (3).jpg