• Univali
  • Notícias
  • Univali promove atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Univali promove atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Data é celebrada em 2 de abril


por Roberta Ramos | 28/03/2023

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) irá promover, na próxima semana, uma série de atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo - 2 de abril.  A data foi criada em 2007 pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O curso de Fonoaudiologia vai receber no dia 4 de abril o escritor e ilustrador Thor Cugnier Guenther. Thor tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) e já publicou quatro livros em parceria com a mãe, a fonoaudióloga Cláudia Cristine Cugnier Guenther. Ele tem 18 anos, é morador de Balneário Camboriú e foi diagnosticado com TEA aos dois anos de idade. A paixão pela literatura surgiu ainda na infância e os livros, escritos e ilustrados por ele, retratam o fascínio de Thor por dragões, dinossauros, além de expedições pelos desertos árabes e pela África do Sul.

Palestra TEA Univali 27-03-2023 (2).jpg

“O Thor é uma referência neste meio por ser um autista empreendedor e que faz sucesso com suas criações. Por meio de palestras e encontros ele compartilha todas as conquistas que teve com o suporte da família e acaba se tornando exemplo para outras pessoas com TEA", destaca a organizadora do evento, professora Juliana Câmara Bastos.

O TEA é caracterizado por um transtorno do desenvolvimento neurológico que possui características como dificuldade de comunicação por deficiência no domínio da linguagem, dificuldade na socialização e padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

“O número de diagnósticos vem crescendo a cada ano e mostra a importância de discutirmos novas práticas de intervenção. Estima-se que o Brasil possua cerca de 2 milhões de casos de TEA e objetivo desta data é reduzir a discriminação com as pessoas que apresentam o transtorno. Em 2023, a campanha nacional de conscientização tem o tema “Mais informação, menos preconceito", acrescenta Juliana.

O encontro é aberto para acadêmicos, professores e egressos do curso de Fonoaudiologia e acontece no auditório 2 do bloco F4, a partir das 19h.

 

Núcleo de Acessibilidade promove roda de conversa e distribuição de material informativo

O Núcleo de Acessibilidade (NAU) da Univali também irá promover, entre os dias 3 e 6 de abril, atividades alusivas ao Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

No dia 3, às 10h, o NAU promove uma roda de conversa com a participação da psicóloga da Associação Amigos dos Autistas (AMA), Sarah Mello. O encontro será ao ar livre, em frente ao bloco B5, no Campus Itajaí.

No dia 4 haverá a distribuição de material informativo sobre o TEA no Campus Balneário Camboriú e nos dias 5 e 6 a conscientização será em frente à Biblioteca Central Comunitária, em Itajaí. 

 ​

Egressas de Psicologia publicam cartilha sobre os direitos da pessoa com TEA

​As egressas do curso de Psicologia, Patricia Balem Moraes e Pricilla Helena Sacavem, publicaram uma cartilha sobre os direitos da pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A cartilha, desenvolvida durante o estágio em Saúde e Integralidade no Centro Especializado em Reabilitação Física e Intelectual (CER II), está disponível no Sistema Integrado de Bibliotecas da Univali (Sibiun).

A publicação visa auxiliar as famílias atendidas no CER e foi desenvolvida em parceria com a assistente social Ana Virgínia Luna e com supervisão do professor João Rodrigo Maciel Portes.

 

Mais informações: na coordenação do curso de Fonoaudiologia - (47) 3341-7659 e no Núcleo de Acessibilidade (NAU) - (47) 3341-7559. 



  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade