Univali promove Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional

Evento acontece no dia 9 de agosto

por Roberta Ramos | 04/08/2022

O curso de Nutrição da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove no dia 9 de agosto o 1º Simpósio de Segurança Alimentar e Nutricional.

O objetivo do evento é promover uma abordagem multiprofissional sobre a importância do direito à alimentação adequada e discutir ações para minimizar a insegurança alimentar, considerando a questão da fome, dos riscos de contaminação dos alimentos por agrotóxicos e os impactos ambientais das escolhas alimentares.

Simpósio Segurança Alimentar Univali 03-04-2022.jpg
“Embora o Brasil seja um dos maiores produtores de alimento do mundo, uma parcela significativa da população não tem acesso aos alimentos básicos. Situações de insegurança alimentar e nutricional incluem problemas como fome, obesidade, doenças associadas à má alimentação, consumo de alimentos de qualidade duvidosa ou prejudicial à saúde, estrutura de produção de alimentos predatória em relação ao ambiente natural ou às relações econômicas e sociais, alimentos e bens essenciais com preços abusivos e a imposição de padrões alimentares que não respeitam a diversidade cultural", explica a coordenadora do curso de Nutrição, professora Joanna Sievers.

Os palestrantes são o agrônomo Marcos José de Abreu, a nutricionista Elinia da Silva Mateus Marsango, o consultor em Gerenciamento Rural Orgânico Alessandro da Silva Campos e a médica veterinária Sarah de Oliveira.

“O Simpósio visa discutir o papel do nutricionista e a importância da atuação intersetorial nas políticas públicas de segurança alimentar e nutricional ao abordar temas como agroecologia, agricultura urbana, compostagem, pesca artesanal, alimentos orgânicos e sustentabilidade", complementa a organizadora do evento, professora Eloysa Nezello.

O evento, aberto ao público, acontece das 08h30 às 12h no auditório 3 do Bloco F2, no campus Itajaí. A programação completa e o link para inscrição estão disponíveis aqui.

Mais informações: na coordenação do curso de Nutrição - (47) 3341-7896. ​