Univali promove 4º Semana Internacional de Empreendedorismo e Inovação

Evento acontece de 8 a 10 de novembro

por Roberta Ramos | 03/11/2022

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove, entre os dias 8 e 10 de novembro, a 4º Semana Internacional de Empreendedorismo e Inovação. O evento visa fomentar a educação empreendedora, as práticas e os sistemas de inovação, bem como o desenvolvimento sustentável.

“A finalidade da 4º Semana Internacional de Empreendedorismo e Inovação é sensibilizar, informar, compartilhar e provocar discussões sobre os desafios e oportunidades relevantes nos cenários regional, nacional e internacional relacionados à inovação, empreendedorismo e seus impactos diretos e indiretos na sociedade. A intenção é gerar pensamentos inovadores e criar oportunidades de negócios, visando assim o desenvolvimento econômico e social da nossa região", explica o professor Ayrton Santos de Queiroz.

Semana Empreendedorismo e Inovação 03-11-2022.jpg

O evento terá palestras sobre criatividade no mundo 4.0, metodologias ágeis para planejamento de negócios, atitude empreendedora, empreendedorismo feminino no Brasil, transformação digital, além da conferência internacional com o professor da Geneva Business School, Tom Van der Heyden. A programação traz ainda uma oficina de “Design Thinking" e uma experiência virtual no metaverso em um ambiente preparado no bloco C2.

No último dia do evento acontece também a terceira e última etapa do 5º Prêmio Univali de Inovação, além da premiação dos vencedores.

5º Prêmio Univali de Inovação

O concurso visa incentivar e valorizar o empreendedorismo e a inovação, além de qualificar professores, alunos e egressos para o uso de ferramentas de desenvolvimento de negócios.

Prêmio Inovação Univali 27-09-2022.jpg

O Prêmio é dividido em três categorias (Colégio de Aplicação, Aluno/Egresso e Mentor), além do Prêmio Destaque que será oferecido para a equipe que apresentar a melhor ideia de negócio inovadora voltada para a educação.

A quinta edição do Prêmio teve 73 projetos inscritos, sendo 37 ligados à área de educação. As propostas foram submetidas por alunos de 26 cursos de graduação, três cursos de pós-graduação e Colégio de Aplicação.

​Os projetos aprovados na segunda fase são: AlgaeRevelare, Contrato Dental, Filtro para tinta, Marvin - o amigo do oceano, Monitor de Bem Estar - Clinic On, Natucred - Crédito de Carbono Blockchain, OzonBio, Pequenos Cientistas, Pet Finder, Plataforma Imuno Education, Telemed e 12 pack.

“Estamos muito satisfeitos com a qualidade dos projetos apresentados e com o grande engajamento dos alunos, pois registramos um aumento de 59% no número de participantes em relação à edição de 2021. Os critérios para escolha dos melhores projetos serão potencial de inovação, viabilidade econômica, execução na prototipação, validação do cliente e qualidade da apresentação", destaca o diretor de Inovação da Univali, professor José Roberto Provesi.

Os projetos aprovados serão apresentados para a comissão julgadora no dia 10, das 15h às 18h, no a​uditório 1 do bloco F4, no Campus Itajaí. A cerimônia de premiação acontece às 19h. O Prêmio é patrocinado pela Ad Growth e pela Fast Shipping.

A programação completa da 4º Semana Internacional de Empreendedorismo e Inovação e o link para inscrição estão disponíveis aqui.

Mais informações: com professor Ayrton Santos de Queiroz - ayrtonsantos@univali.br ou na Coordenação de Inovação - uniinova@univali.br.