Univali implementa Programa de acolhimento ao estudante

Iniciativa é pioneira e foi pensada para auxiliar alunos em situações que envolvem sofrimento psicológico

por Natália Uriarte Vieira | 01/07/2019

Santa Catarina - Abre-se, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), um canal permanente de escuta qualificada, orientação e amparo aos estudantes que, no ambiente acadêmico, estão ou passaram por situações que envolvem sofrimento psicológico. O Programa Acolher, implantado na Instituição, oferece serviços em duas frentes: 1) atendimento à saúde mental do aluno e 2) combate à violência de gênero.

O eixo de Saúde Mental atende e acompanha ocorrências de ataques de ansiedade, pânico, surtos e tentativas de suicídio. O eixo da Violência de Gênero englobará questões de assédio, violência física, moral, psicológica e sexual.

d6b2bbbd70dcb069b3079f14ba5f50f8.png

A iniciativa é considerada pioneira no segmento universitário de Santa Catarina e o auxilio poderá ser obtido por meio da Clínica de Psicologia da Univali, que seguirá um protocolo para o acolhimento de alunos e alunas, resguardando o nome, a imagem e a privacidade do usuário, dados e fatos, com procedimentos que seguirão as diretrizes legais, normativas e de códigos de ética. As manifestações dos usuários podem ser feitas pelo e-mail
acolher@univali.br ou pelo telefone (47) 3341-5503.

O atendimento a estas demandas latentes já ocorria por meio do NAU - Núcleo de Acessibilidade da Univali, de forma individualizada. O
Acolher foi lançado durante a palestra sobre suicídio proferida pelo jornalista André Trigueiro e, desde então, a Univali vem implantando e promovendo adequações no programa. O trabalho, que já foi apresentado nos eventos Team Building e Conexão Saúde, é coordenado pela psicóloga e professora, Roberta Borghetti Alves, com atuação e apoio de uma equipe técnica interdisciplinar formada por profissionais da área da saúde.

No segundo semestre, haverá “Trilhas Formativas", ou seja, oferta de formações para professores conduzidas pela equipe do programa, sobre temas relacionadas à saúde mental e à violência de gênero. O Programa Acolher está vinculado à Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional - Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU) – e à Escola de Ciências da Saúde.

Mais informações: (47) 3341-5503, no Programa Acolher.