• Univali firma dupla titulação em Direito com a Universidade de Perugia, Itália

Internacionalização

Univali firma dupla titulação em Direito com a Universidade de Perugia, Itália

Possibilidade de dois diplomas na graduação passa a valer já em 2021

por João Francisco de Borba | 01/04/2021

​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade degli Studi di Perugia, na Itália firmaram convênio para a oferta de dupla titulação no curso de Direito com a graduação em Giurisprudenza na universidade italiana. O edital de inscrições deve ser publicado nos próximos dias e os estudantes selecionados deverão estudar em Perugia em novembro deste ano. A princípio serão oferecidas 10 vagas por ano e os alunos receberão, ainda aqui no Brasil, curso de língua italiana e seminários preparatórios sobre cultura italiana, cidadania global e sistema de ensino italiano.

2021-04-08-universidade-de-perugia.jpg

Este convênio permitirá que os estudantes da Univali, com apenas um ano de estudos no exterior, obtenham o título de Dottore Magistrale in Giurisprudenza, o equivalente ao Bacharel em Direito, em uma das mais antigas universidades do mundo, fundada em 1308. Os portadores deste diploma podem ingressar diretamente no doutorado, exercer funções de consultoria jurídica, ou se submeter aos procedimentos para obtenção da licença para advogar na Itália e nos países da União Europeia.

Este convênio de dupla titulação se junta a outras 11 opções existentes para dupla titulação com a Universidade de Alicante, na Espanha e Direito com a Direito com a Dalawre Law School, nos Estados Unidos. “É a Univali ampliando suas fronteiras na internacionalização do currículo, gerando oportunidades diferenciadas para os estudantes de graduação", pontua o reitor, Valdir Cechinel Filho, e complementa: "Não podemos deixar de acrescentar a valoroza participação do reitor de Perugia, Maurizio Oliviero, na condução dessa parceria".

Além do diploma válido em toda a Europa, o estudante da Univali que participar do convênio de dupla titulação com Perugia terá uma intensa experiência de imersão cultural e linguística, rica de história, sabores e tradições. Localizada a poucas horas de Roma e Florença, e vizinha à cidade de Assisi, onde viveu São Francisco e Santa Clara, Perugia está estrategicamente localizada no centro da Itália, em uma região rica de colinas, lagos, vinhedos e oliveiras, facilmente acessível por trem e avião de qualquer parte do continente europeu.