Univali e Instituto de Águas da Universidade de Alicante assinam convênio de cooperação técnico-científica

Ações serão nas áreas de recursos hídricos e ciências ambientais

por Roberta Ramos | 21/12/2021

​​A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade de Alicante, na Espanha, por meio do Instituto Universitário de Águas e Ciências Ambientais – IUACA, assinaram no mês de dezembro um convênio de cooperação técnico-científica.

O objetivo deste convênio é estabelecer as condições de uma parceria institucional, cuja a intenção poderá ser, dentre outras, a execução de cursos, realização de pesquisas, análise e avaliação de projetos, prestação de serviços de consultoria, treinamento de recursos humanos, levantamento de dados, tratamento e sistematização de informações, certificação, assistência técnica, assessoria, eventos técnico-científicos, artísticos e culturais, desenvolvimento de processos e produtos, bolsas de fomento, estágios e organização, montagem e conservação de acervos científico e cultural.

“Um dos principais focos desta ação é o estabelecimento de uma parceria tripartite, envolvendo as duas instituições universitárias e Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura de Itajaí (Semasa)", explica o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da Univali, professor Rogério Corrêa.

“A ampliação das ações em parceria com a Universidade de Alicante reforça o nosso compromisso como universidade comunitária e internacionalizada, pois os resultados deste convênio vão além do meio acadêmico. As atividades de pesquisa e os serviços previstos vão gerar melhorias nas comunidades em que atuamos, além de gerar competências técnicas e em inovação, em especial, nas demandas ambientais", complementa o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

A Univali e a Universidade de Alicante são parceiras há mais de 20 anos. A cooperação teve início com a realização de pesquisas e a oferta da dupla titulação do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica.

Univali e Alicante.jpg