Seminário apresenta resultado de monitoramento das atividades portuárias

Univali acompanha alterações ambientais geradas pelo setor

por Carina Carboni | 18/11/2022

​No dia 7 de dezembro acontece a 3ª edição do Seminário Relação Porto - Cidade de Itajaí. A programação vai apresentar os resultados da parceria técnico-científica, firmada entre a Superintendência do Porto de Itajaí e a Universidade do Vale do Itajaí (Univali), com o objetivo de monitorar as alterações ambientais vinculadas à atividade portuária. O evento, que é gratuito e aberto ao público, acontece na sede da Superintendência, das 8h30 às 18h.

O Coordenador Geral do Monitoramento na Univali, Jurandir Pereira, explica que o Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental da Região de Influência do Porto de Itajaí cumpre diretivas e exigências ambientais essenciais para o exercício da atividade portuária. “O papel do Programa é acompanhar, avaliar e minimizar as alterações ambientais geradas pelas atividades portuárias, orientando e executando os monitoramentos exigidos pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA) de Santa Catarina", conta.

Post 3º Seminário Relação Porto-Cidade_Easy-Resize.com.jpg

O professor ressalta que recentemente o Porto de Itajaí conquistou o 1º lugar, entre portos públicos e privados, no Índice de Desenvolvimento Ambiental (IDA). O ranking é promovido pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). “Este é o quarto ano consecutivo em que o Porto de Itajaí é reconhecido nesta premiação. É uma grande satisfação, para toda a equipe envolvida nesta parceria, contribuir mais uma vez com este resultado", conta Pereira.

O Seminário inclui uma série de palestras, realizadas ao longo do dia 7. Entre os dias 5 e 9 de dezembro, também será realizada a mostra paralela “Multiplicando o Conhecimento", que apresentará trabalhos acadêmicos resultantes das atividades de monitoramento.

Mais detalhes sobre a programação, assim como o link para as inscrições no evento, podem ser obtidos aqui​.

Mais informações: com o professor Jurandir Pereira Filho pelo telefone (47) 3341-7721.