Redes de empresas, clusters turísticos e economia criativa são temas de seminário

Evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria

por Roberta Ramos | 16/06/2021

Nos dias 21 e 22 de junho o Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hotelaria (PPGTH) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promove o Seminário Temático Redes de Empresas Turísticas e Competitividade. Durante o evento três palestras serão abertas ao público e vão abordar temas como redes de empresas, clusters turísticos e economia criativa.

De acordo com a responsável, professora Ana Paula Lisboa Sohn, o objetivo do seminário é discutir tópicos relacionados aos conceitos e práticas de clusters turísticos, coopetição e desenvolvimento regional. “Convidamos pesquisadores de renome internacional para falarmos de uma das atividades mais impactadas pela pandemia de Covid-19 que é o turismo. Temos muito o que discutir sobre os rumos da atividade daqui para frente", explica Ana Paula.

A primeira palestra será do professor Nelson Casarotto Filho no dia 21 de junho, às 11h. Ele vai abordar os níveis de competitividade sistêmica e casos de regiões turísticas na Itália, em especial da Sardenha. Nelson é Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

111.jpg

No dia 21, às 16h, o professor Mario Carlos Beni vai palestrar sobre a clusterização no turismo. Beni é Doutor em Ciências da Comunicação e Livre Docente em Turismo pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e Mestre em Sociologia e Política pela Escola de Sociologia e Política da Universidade de São Paulo.

222.jpg

No dia 22, às 8h30, o professor Renato Büchele Rodrigues vai falar sobre redes, economia criativa e turismo, apresentando o caso da cidade do Porto em Portugal. Renato é Doutor Turismo e Mestre em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí, onde é diretor dos campi da Grande Florianópolis.

333.jpg

O evento será on-line via plataforma Blackboard e pode ser acessado pelo link

Mais informações: com Ana Paula Sohn - (48) 99961-3024.