Professora integra equipe nacional do Laboratório de Inovação das Práticas de Enfermagem

Juliana Vieira de Araujo Sandri participa da equipe de avaliadores

por | 27/11/2020

A professora Juliana Vieira de Araujo Sandri, do curso de Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), integra a equipe de avaliadores nacionais no laboratório de inovação das práticas de enfermagem: Valorizar e Fortalecer a Saúde Universal, iniciativa promovida pelo Conselho Federal de Enfermagem (COFEn) e pela Organização Pan-Amaricana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS), que tem apoio do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn). A ação integra a campanha internacional Nursing Now.

O projeto tem por objetivo produzir evidências de práticas e experiências inovadoras na saúde, transformando o conhecimento tácito em conhecimento explícito, promovendo a troca de informações mediante a construção de redes das partes interessadas sobre um tema comum. Ainda, objetivou identificar e dar visibilidade às experiências inovadoras e exitosas na área de prestação de serviços de saúde e na formação de profissionais de Enfermagem.

A OPAS/OMS recebeu 329 iniciativas inscritas no laboratório, 39 experiências foram selecionadas para a segunda etapa, na qual os autores dos projetos e avaliadores participaram do Seminário de apresentação, em Brasília, na sede da OPAS/OMS. Para a terceira etapa, foram selecionadas 24 experiências que receberam visita in loco, e destas serão selecionadas 15 experiências que receberão reconhecimento em uma cerimônia que acontecerá dia 9 de dezembro, na sede da OPAS, em Brasília.

A professora Juliana Vieira de Araujo Sandri fez visita in lócus, na terceira etapa, de quatro experiencias selecionadas na cidade do Rio de Janeiro, no período de 5 a 10 de outubro de 2020, quais sejam: 1) Estratégias inovadoras para qualificação da formação em Enfermagem Obstétrica no município do Rio de Janeiro, na Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ). 2) - Projeto Mame: Estratégia para a implantação das Unidades Básicas Amigas da Amamentação, na abrangência do CAP 3.1 e Unidades Básicas Amigas da Amamentação, na comunidade da Maré. 3) Fábrica de Cuidados: uma tecnologia social para construção de modelos de cuidar em saúde, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). 4) A Inserção da Cultura de Segurança na Assistência de Enfermagem Pediátrica Ortopédica, no INTO (Instituto Nacional de Trauma ortopédico).

visita.jpg

Visita na experiência 274, no dia 6 de outubro, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ENF/UERJ).​​