Professora da Univali lança jogo de cartas sobre psicoterapia analítica funcional

O “Baralho da FAP” visa auxiliar profissionais em sessões de terapia

por Roberta Ramos | 24/11/2022

​A professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Camilla Volpato Broering, lançou um jogo de cartas sobre psicoterapia analítica funcional (FAP). O “Baralho da FAP" visa auxiliar psicólogos clínicos que usam como abordagem as terapias comportamentais contextuais ou cognitivo comportamental.

baralho-da-fap-psicoterapia-an.jpg

A FAP é uma terapia que utiliza a relação terapêutica como parte essencial do processo de mudança dos pacientes. “Interações intensas e genuínas entre terapeuta e paciente podem impactar profundamente no progresso terapêutico. Contudo, ser evocativo de modo a despertar os comportamentos-alvo dos pacientes pode ser desafiador até para o clínico mais experiente. A ferramenta permite ao profissional ser flexível para evocar conteúdos e fazer intervenções personalizadas para cada cliente", explica a professora.

Camilla Volpato Broering é psicóloga formada pela Univali, mestre e doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Univali, atua como psicóloga clínica e tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos.

O Baralho da FAP, elaborado em parceria com a psicóloga Pricila Albrecht Bornholdt, está disponível no site da Editora Sinopsys.

Mais informações: com a professora Camilla Volpato Broering – (47) 99963-6267.