Professor da Univali visita Università degli Studi di Perugia

Docente leciona em curso de dupla titulação com a Universidade italiana

por Carina Carboni | 06/12/2022

O professor do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), André Oliveira de Souza Lima, esteve na Università degli Studi di Perugia (UNIPG)/Universidade de Perúgia​, na Itália. O objetivo da visita, realizada dias 1 e 2 de dezembro, foi conhecer a infraestrutura de laboratórios, assim como interagir e criar uma aproximação com os grupos de pesquisa vinculados à instituição de ensino superior.

A Univali e a Universidade de Perúgia assinaram, em fevereiro deste ano, o convênio para a oferta de dupla titulação entre os cursos de graduação em Ciências Biológicas, oferecido no campus Itajaí e o curso de Biotecnologie, ofertado pela Universidade italiana. A opção permite aos acadêmicos matriculados realizarem os dois cursos de graduação por meio de um programa de aproveitamento recíproco de disciplinas cursadas.

universidade de perugia convenio univali ciencias biologicas 06122022.jpg

Na visita, o docente levou consigo a missão de estabelecer potenciais ações de colaboração entre os grupos de pesquisa das universidades conveniadas. Lima foi recebido por pesquisadores e gestores da UNIPG e conheceu a estrutura de salas de aula e laboratórios do Departamento de Química, Biologia e Biotecnologia da Universidade parceira.

“Como produto da visita, verificamos algumas potencialidades de parcerias entre as equipes, principalmente no que se refere à prospecção de moléculas com relevância biotecnológica de origem bacteriana na área da saúde e na análise de dados, usando algumas ferramentas que estamos desenvolvendo na Univali", relatou o professor.

O coordenador da graduação em Ciências Biológicas na Univali, Rodolfo Moresco, destacou a relevância do convênio para os estudantes. “Além da conquista de uma formação dupla, trata-se de uma excelente oportunidade para enriquecimento pessoal, cultural e profissional. Vale ressaltar que há incentivo à pesquisa de alto nível internacional, por meio de disciplinas e atividades que serão realizadas no exterior. Tenho certeza de que muitas parcerias serão firmadas entre os grupos de pesquisa das duas Universidades", acrescenta Moresco.

Após deixar a Itália, o professor André Lima rumou para a Universidad de Alicante, na Espanha. Nesta visita, o objetivo é buscar oportunidades de colaboração com o Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA), da Univali.

Inscrições para dupla titulação já estão abertas

O edital referente a Dupla Titulação com a Universidade de Perúgia, para ingresso de alunos veteranos em 2023, já está disponível no site da Univali. As inscrições, para os acadêmicos interessados na formação, encerram em 22 de março de 2023. ​

Mais informações: Na coordenação do curso de Ciências Biológicas​ (47) 3341-7733​.