NOTA OFICIAL 007/2020

Mensagem do Reitor

por | 23/03/2020

​Prezados (as) acadêmicos(as):

Esperamos que estejam todos bem, e reiteramos nossa efetiva preocupação com a saúde e o bem-estar de cada um de vocês e de seus familiares.

É fato que o mundo está fragilizado! Vivemos um momento histórico difícil diante de um cenário de incertezas causado pelo Novo Coronavirus – COVID-19.

Da noite para o dia, quase que num piscar de olhos, vimos nossas relações sociais e familiares, bem como nossas rotinas de trabalho e estudos, precisando ser radicalmente modificados.

Nesse contexto, o isolamento social tornou-se e continuará sendo necessário para o combate à pandemia que assola o mundo e, por isso, precisamos buscar alternativas para minimizar os impactos nas atividades de ensino, atuando de forma sempre responsável e consciente. Em face das circunstâncias excepcionais, muda-se o ambiente de aprendizagem, mas não se altera a qualidade de nossas aulas, nem a reconhecida qualidade da UNIVALI.

Nesta última semana, nossos professores planejaram, com muita dedicação, afinco e comprometimento, suas aulas em um novo formato, utilizando novas plataformas, de maneira inovadora e responsável. Nesta segunda-feira, 23 de março, a Universidade do Vale do Itajaí convida todos os acadêmicos para vivenciar um momento ímpar de construção coletiva e compartilhada. Professores e toda a equipe técnica de nossa Universidade, mesmo em isolamento social, trabalharam e continuarão trabalhando incansavelmente, estando preparados para acolher você nos novos ambientes de aprendizagem.

Somos uma grande Universidade! Nosso projeto pedagógico está pautado na estrita observância dos preceitos legais, na qualidade de ensino e na responsabilidade. Por essa razão, temos a certeza de que a solução encontrada, neste momento emergencial, é a que mais atende aos  nossos propósitos de resguardar a segurança da comunidade acadêmica e, ao mesmo tempo, manter o fluxo do calendário letivo de 2020, sem prejuízo às atividades acadêmicas e ao calendário escolar.

O Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio da ferramenta Blackboard, nos permite, nesse momento excepcional, seguindo as diretrizes da legislação vigente e as recomendações do próprio Ministério da Educação (MEC), a proceder a substituição de aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto o atual quadro endêmico de saúde pública persistir. Nos termos dos atos normativos oficiais, vamos garantir a presencialidade das disciplinas práticas, bem como as práticas profissionais de estágios e laboratórios com segurança e por meio de reposições, no momento mais adequado.

Nossa atuação acadêmica continua a mesma: nossos professores planejam suas aulas, as ministram, e estarão com vocês semanalmente, realizando e corrigindo avaliações, bem como debatendo os temas e elucidando suas dúvidas. Como dito acima, suas aulas práticas, que estão garantidas, serão realizadas no momento oportuno.

A adoção dessas medidas excepcionais requereram da UNIVALI investimentos financeiros emergenciais expressivos para a ampliação dos contratos de uso das plataformas virtuais de aprendizagem, de modo a contemplar mais de 3.500 disciplinas presenciais (da graduação, pós-graduação e educação básica) que, em face das circunstâncias, tiveram que migrar para esses ambientes.

Nossos investimentos com os ambientes físicos, contratos com prestadores de serviços e compromissos financeiros relacionados aos contratos de trabalho com professores e funcionários técnico-administrativos foram igualmente mantidos em sua totalidade, e agora são somados aos custos adicionais com a plataforma digital, até então não previstos no orçamento da UNIVALI para o ano de 2020. A despeito de se tratarem de ambientes diferentes (o físico e o virtual), ambos requerem investimentos permanentes.

Não podemos deixar de registrar que estamos cientes das preocupações financeiras de nossos acadêmicos e responsáveis financeiros e, justamente por essa razão, queremos tranquiliza-los nesse momento. Além de nossas bolsas de estudos institucionais próprias, temos as bolsas UNIEDU do Governo do Estado de Santa Catarina e, recentemente, contratamos um seguro para todos os nossos alunos do CAU, do Univali Idiomas, bem como para os alunos da graduação e pós-graduação.

O Seguro Educacional, gratuito e em vigor desde fevereiro de 2020, oferece, nos termos e condições regidos pela seguradora, mais segurança para a continuidade dos estudos, independentemente do que vier a acontecer. Entre as coberturas oferecidas, estão até 5 mensalidades para situações como morte ou acidente com invalidez permanente (do acadêmico ou responsável financeiro), com base no valor do mês de ocorrência, além das mesmas condições para o responsável financeiro pelo seguro que eventualmente se encontra(r) em auxílio desemprego. Em breve, você estará recebendo todas as informações sobre o assunto por meio de nossos canais oficiais de comunicação.

Neste momento histórico para o Brasil e o mundo, solicitamos a todos vocês assiduidade nos ambientes virtuais de aprendizagem, espaço de reflexões e compartilhamento de saberes. Vamos aproveitar este momento para potencializar a produção de novos conhecimentos e pesquisas em todas as nossas Escolas de Conhecimento, utilizando toda a nossa energia para superar obstáculos, conscientes de que estamos em um momento de adaptação coletiva para o fortalecimento individual, bem como para a construção de uma sociedade mais forte, unida e fraterna.

Vamos honrar os compromissos institucionais, e acreditem: como protagonistas no curso da história, enfrentaremos, juntos, os desafios deste momento, atuando de forma criativa, responsável e inteligente em prol do bem comum.

Um grande abraço e contem conosco!
reitor corona.jfif
Prof. Dr. Valdir Cechinel Filho