Ministério da Agricultura credencia Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos da Univali

Credenciamento permite ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais do Mapa

por Roberta Ramos | 25/10/2022

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) credenciou a Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos (Clean) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) para a realização de ensaios em amostras oriundas dos programas e controles oficiais do órgão.

A portaria nº 670 foi publicada nesta segunda-feira, 24, no Diário Oficial da União. “O credenciamento para prestação de serviços vai possibilitar a análise de diversos tipos de amostras, em especial de alimentos e bebidas, suprindo assim uma grande demanda das empresas do Estado", explica o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor Rogério Corrêa.

Clean Univali 25-10-2022.jpg​Foto: Dales Eichler

A Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos da Univali oferece, desde 2013, serviços de análises físico-químicas e microbiológicas em águas, alimentos, bebidas, cosméticos, produtos e insumos farmacêuticos, bem como a identificação e quantificação de fármacos e produtos químicos. A Clean atende pessoas físicas e jurídicas, como hotéis, condomínios, pousadas, clubes, escolas, hospitais e indústrias.

Em 2017, a Clean foi acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE) para análises de bebidas alcoólicas e reconhecida pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para análises em águas e efluentes.

Em 2021, o laboratório foi habilitado na Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (Reblas) para análises em alimentos, insumos farmacêuticos, medicamentos, produtos de higiene pessoal, cosméticos, perfumes e saneantes, sendo o único laboratório em Santa Catarina habilitado nessa matriz.

“Estamos muito felizes com este credenciamento pois, desde 2018, pleiteávamos esta certificação. Neste período, nos readequamos às novas metodologias implementadas e, a partir de agora, temos o reconhecimento formal dos órgãos fiscalizadores de que conseguimos reproduzir nossas análises com a qualidade e confiabilidade exigida pelas normas vigentes. Esta certificação é o reconhecimento da qualidade, confiabilidade e segurança dos serviços oferecidos na Clean. Em nome de toda a equipe, agradecemos também o novo senador eleito por Santa Catarina e egresso da Univali, Jorge Seif Júnior, pelo fundamental apoio que empreendeu nesta importante demanda institucional junto ao Mapa", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Mais informações: na Central de Laboratórios de Ensaios Analíticos – (47) 3341-7801.