Investigações químico-farmacêuticas são temas de simpósio internacional na Univali

Evento reúne conferencistas de oito países

por Roberta Ramos | 29/09/2022

Aconteceu nesta quarta-feira, 28, a cerimônia de abertura do 3º Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas, promovido pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em parceria com a Universidad de Salamanca (USAL) e Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT).

O evento reúne conferencistas​ do Brasil, Bolívia, Espanha, Panamá, Itália, México, Argentina e Portugal. Simultaneamente, acontecem o 1º Encontro Ibero-Americano de Plantas Medicinais Dr. Mahabir Gupta e o 1º Congresso Luso-Brasileiro de Ciências e Tecnologias em Saúde.

Simpósio Univali Farmácia 29-09-2022 (1).jpg

“Estes eventos foram organizados com o objetivo de apresentar as diferentes abordagens das pesquisas em Ciências Farmacêuticas, bem como congregar estudantes de graduação, pós-graduação, docentes e profissionais de diferentes regiões. Superamos nossas expectativas com mais de 300 participantes inscritos e 150 trabalhos científicos a serem apresentados nestes três dias de evento", explica a diretora da Escola de Ciências da Saúde, professora Priscila de Souza.

Relatos sobre a vida e obra do professor Mahabir Gupta abriram oficialmente a programação. Os convidados para falar sobre a trajetória do pesquisador foram o professor Alberto Gimenez (Universidad Mayor de San Andrés/Bolívia), o professor Arturo San Feliciano (Universidad de Salamanca/Espanha), e o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho.

Simpósio Univali Farmácia 29-09-2022 (2).jpg

“Foi uma honra dividir o palco com dois grandes pesquisadores e colegas para falar sobre o legado do professor Mahabir Gupta. Tanto ele quanto Arturo San Feliciano receberam o título de Doutor Honoris Causa na Univali como re
conhecimento por suas contribuições para a ciência. Abrimos a programação destacando a sua irretocável colaboração sobre plantas medicinais e descoberta de medicamentos, pois acreditamos que a investigação químico-farmacêutica tem um papel fundamental para o desenvolvimento do bem-estar social e que os avanços científicos precisam chegar à sociedade. É isto que este evento propõe", destaca o professor Valdir Cechinel Filho.

A programação, que segue até sexta-feira, 30, vai apresentar os resultados de pesquisas nas áreas de farmacologia, toxicologia, princípios ativos naturais, sintéticos bioativos, além de inovações em medicamentos e tecnologias em saúde.

O 3º Simpósio Internacional em Investigações Químico-Farmacêuticas acontece no auditório 4 do bloco E1 e a programação completa está disponível aqui.​

Simpósio Univali Farmácia 29-09-2022 (3).jpg

Mais informações: na Direção da Escola de Ciências da Saúde – (47) 3341-7539.