Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias é lançado na Alesc

Evento vai percorrer o Estado a partir desta sexta-feira, 31

por Roberta Ramos | 30/03/2023

Foi lançado nesta quarta-feira, 29, o Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias na Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O evento, coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, contou com a participação de 23 parlamentares e mais de 2000 estudantes das 14 Instituições de Ensino Superior que compõem a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

A partir desta sexta-feira, 31, o Fórum irá percorrer 12 cidades em todas as regiões do Estado. Na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), o evento será realizado no dia 11 de abril, a partir das 19h30, no auditório do bloco E1.

Fórum Alesc Univali 30-03-2023 (1).jpgFotos: Gabriel Boll e Maryana Schmidt

No lançamento do Fórum, o deputado Napoleão Bernardes destacou a importância das universidades sem fins lucrativos para o Estado. “Quantos milhares de catarinenses são atendidos todos os anos, quantas comunidades têm seu desenvolvimento regional graças a essas instituições. Portanto, nosso objetivo é permitir que cada vez mais possamos avançar e que as pessoas possam manter o sonho e o direito de cursarem uma faculdade e contribuírem com o desenvolvimento das suas comunidades".

A presidente da Acafe, Luciane Bisognin Ceretta, ressaltou os quase 60 anos de história das Instituições de Ensino Superior da Acafe. “Foi graças ao diálogo como o que estamos presenciando hoje que surgiram as instituições comunitárias. Fruto delas, já somamos mais de 700 mil egressos que ajudaram a construir Santa Catarina e colocar o estado entre os melhores índices de PIB e IDH do Brasil".

Fórum Alesc Univali 30-03-2023 (2).jpg

Além dos estudantes e representante do Conselho dos Diretórios Centrais do Sistema Acafe, o evento teve a participação dos reitores das universidades comunitárias. A comitiva da Univali foi formada por mais 400 acadêmicos, professores e colaboradores técnico-administrativos.

“O lançamento do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias foi uma mobilização histórica em apoio a democratização do ensino superior e ao desenvolvimento socioeconômico do Estado. Este debate junto à comunidade acadêmica e sociedade civil organizada é fundamental para o fortalecimento deste modelo comunitário e para disseminar informações sobre os serviços prestados pelas 14 Instituições que compõem o Sistema Acafe. No ano em que a Univali completa 59 anos de implantação do ensino superior em Itajaí é uma honra ver esse movimento em defesa do legado das comunitárias", afirmou o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.