Egresso do Doutorado em Ciência Jurídica da Univali é convidado para atuar no Grupo Brasil Mata Viva na Europa

Benedito Alves é conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia

por Roberta Ramos | 24/11/2021

O egresso do Doutorado em Ciência Jurídica da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Benedito Alves, foi convidado para integrar o corpo de colaboradores internacionais do Grupo Brasil Mata Viva (BMV) na Europa a partir de 2022. O objetivo do BMV é estruturar projetos de desenvolvimento sustentável focados em identificar, minimizar e mitigar os riscos climáticos, além de criar modelos eficazes de análise da conservação da biodiversidade.

Benedito Alves é conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia e tem vasta produção acadêmica publicada no Brasil e no exterior relacionada à governança da sustentabilidade ambiental. Em 2016, foi condecorado com o Prêmio Chico Mendes, categoria Sociedade Civil, pelos trabalhos científicos desenvolvidos nas Unidades de Conservação de Rondônia inseridas no Bioma Amazônia. “Eu sempre fui apaixonado pela Amazônia e este convite é resultado de um trabalho que fazemos neste contexto de desenvolvimento econômico sustentável nesta área tão encantadora", destaca.

Univali BMV 23-11-2021.jpg

Benedito é egresso do Doutorado Interinstitucional (Dinter) em Ciência Jurídica da Univali e da Faculdade Católica de Rondônia. A parceria permite, desde 2015, a utilização da competência de programas de pós-graduação já consolidados para viabilizar a formação de mestres e doutores fora dos grandes centros educacionais.

O Dinter em Ciência Jurídica da Univali possui uma linha de pesquisa específica para tratar de Direito Ambiental e Sustentabilidade. “Neste momento em que recebo o honroso convite para integrar a equipe na Europa quero registrar os meus sinceros agradecimentos à Univali que, em parceria com a Faculdade Católica de Rondônia, oportunizou que eu pudesse aqui na Amazônia cursar um doutorado de excelência conforme avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)", complementa Benedito.

“Teremos um excelente representante, pois a atuação do Benedito sempre teve destaque no Estado de Rondônia, em especial no que diz respeito às questões ambientais. Aquilo que já desenvolvia na prática profissional, foi aprimorado em seu Doutorado concluído em 2019", ressalta o reitor da Faculdade de Rondônia, professor Fabio Rychecki Hecktheuer.

"Levamos a qualidade da nossa universidade para regiões com pouca oferta de cursos de mestrado e doutorado e isso contribui significativamente para diminuir a diferença que existe em relação à formação de mestres e doutores em outras regiões do país. A indicação de Benedito Alves ao Grupo Brasil Mata Viva na Europa é também resultado desta inciativa e estamos muito felizes e orgulhosos de acompanhar nosso egresso em tão grandioso desafio", afirma o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho. ​