Egressa de Jornalismo lança livro no Amazonas

Retalhos da vida de um Paladino, escrito por Keila Zanatto, será lançado neta segunda-feira, 16


por João Francisco de Borba | 16/11/2020

As fugas e confusões, as histórias das famílias que formou por onde passou, as façanhas e aventuras de Raimundo Quirino dos Santos, o Paladino, morador de Santa Isabel do Rio Negro, foram parar em um livro. Com 112 páginas, a biografia escrita pela catarinense Keila Zanatto, egressa de Jornalismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) será lançada aos amigos e familiares em Santa Isabel hoje, 16. Durante o evento de lançamento, Paladino e a autora falarão sobre como foi produzir o livro e relembrarão capítulos da vida do biografado.

Nascido e criado no Ceará, Paladino só andava armado e não levava desaforos para casa. Arrumou muita confusão pelo Nordeste. Por onde passava também formava famílias, mas logo pegava a estrada, fugido das encrencas para mais uma aventura de trabalho, mulheres, confusões e histórias para contar. Foi assim que foi parar no Amazonas na década de 80 e aprontou muito nas cidades do Rio Negro.

Agora, com quase oitenta anos, vive tranquilamente em Santa Isabel, onde já construiu sua cova à espera da única certeza que temos na vida: a morte. Mas, não podia morrer sem não registrar tudo o que viveu.

A produção do livro

Capa Retalhos png (00000002).pngA ideia de escrever um livro sobre sua vida partiu do próprio Paladino e se concretizou quando ele e a autora se conheceram em Santa Isabel do Rio Negro. “Quando cheguei em Santa Isabel fiquei sabendo que um dos moradores da cidade tinha comemorado o aniversário no cemitério, no túmulo que construiu. Achei muito inusitado e pensei - preciso conversar com ele e escrever essa história -, mas antes de fazer isso, ele ficou sabendo que tinha uma escritora na cidade e mandou me chamar dizendo que queria escrever um livro sobre sua vida", conta a escritora catarinense que viajava pelo Rio Negro quando conheceu Paladino.

Para escrever o livro, Keila conversou com familiares, amigos e as ex-mulheres em Santa Isabel, Manaus e São Gabriel da Cachoeira; e passou longas tardes ouvindo as memórias de Paladino em seu comércio em Santa Isabel e em encontros em Manaus.  

“O maior desafio foi entender onde cada história se passou, quantos anos ele tinha na época, a ordem cronológica dos fatos mesmo, porque ele ia me contando conforme lembrava e eu precisava entender o fio da meada. Algumas coisas não consegui descobrir porque ele não lembra, então respeitei a memória dele e organizei os assuntos de uma forma que não precisasse se basear na cronologia dos acontecimentos", explica Keila.

O livro “Retalhos da vida de um Paladino" foi dividido em duas partes. Na primeira, fala sobre os casamentos e as famílias de Paladino e na segunda, as façanhas que aprontou, as histórias de quando foi vereador, as boas ações que fez na cidade e alguns outros acontecimentos que a autora não revela para deixar como presente para os leitores.

Mais informações e para adquirir o livro: Keila Zanatto (47) 99966-3854 - keilazanatto@gmail.com.br

​Com informações da assessoria.




  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade