Dissertação de mestrado recebe menção honrosa em concurso nacional

Pesquisa é do Mestrado em Computação Aplicada

por | 23/10/2020

Itajaí – A  dissertação do curso de Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), de autoria de Felipe Viel, docente da Escol​a do Mar, Ciência e Tecnologia foi destacada com Menção Honrosa no Concurso de Teses e Dissertações do XXI Simpósio Brasileiro de Sistemas Computacionais de Alto Desempenho (WSCAD 2020) da Sociedade Brasileira de Computação, realizado entre 21 e 23 de outubro de 2020.

A dissertação apresenta um processador projetado especialmente para melhorar a resolução de imagens hiperespectrais a bordo de microssatélites. O processador explora o paralelismo para acelerar o processamento das imagens e foi implementado e avaliado com o uso de FPGAs, tecnologia de circuito integrado que permite a prototipação rápida de novos processadores.

Felipe Viel foi bolsista do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Ensino Superior (PROSUC) e o trabalho foi orientado por Cesar Albenes Zeferino, docente do Curso de Mestrado em Computação Aplicada. O trabalho também integra projeto de pesquisa apoiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no âmbito do Edital Universal 2018.

O WSCAD é o principal evento científico nacional sobre computação de alto desempenho e o seu Concurso de Teses e Dissertação selecionou para a etapa final quatro dissertações de mestrado defendidas entre 2019 e 2020. Participaram da final pesquisas desenvolvidas em alguns dos principais programas de pós-graduação do País na área de computação.

WhatsApp Image 2020-10-23 at 19.21.23.jpeg