• Univali
  • Notícias
  • Curso de Fonoaudiologia produz série de podcasts sobre a disfagia

Curso de Fonoaudiologia produz série de podcasts sobre a disfagia

20 de março é o dia nacional de atenção ao distúrbio


por Roberta Ramos | 16/03/2023

O curso de Fonoaudiologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) produziu uma série de podcasts em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia - 20 de março. Os podcasts, que visam alertar sobre as implicações do distúrbio e as formas de tratamento, vão abordar a disfagia em pacientes neurológicos, idosos e crianças.

A disfagia é a dificuldade para engolir alimentos, líquidos ou saliva em qualquer etapa do trajeto da boca ao estômago. O distúrbio pode acontecer em todas as faixas etárias, mas estima-se que no Brasil acometa de 16% a 22% da população acima de 50 anos e de 70% a 90% de pessoas com mais de 60 anos.

Pessoas que tiveram doenças neurológicas, câncer de cabeça e pescoço, passaram por intubações prolongadas ou foram submetidas à traqueostomia apresentam maior risco de alterações na deglutição.

Disfagia Univali 15-03-2022.jpg

“O diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações mais graves da disfagia. A entrada do alimento ou saliva no sistema respiratório pode causar tosse, sufocamento, asfixia, pneumonias, desnutrição, desidratação e até levar à morte. Ao suspeitar da alteração deve-se procurar imediatamente um profissional habilitado para fazer o diagnóstico, orientar e reabilitar o paciente", explica a professora do curso de Fonoaudiologia, Andrielle de Bitencourt Pacheco Rubim.

O curso de Fonoaudiologia da Univali possui um ambulatório especializado e realiza, em média, 70 atendimentos por mês para pacientes encaminhados via Sistema Único de Saúde (SUS). O serviço é oferecido desde 2011 por meio de uma contratualização entre a Universidade e a Secretaria Municipal de Saúde de Itajaí.

Os atendimentos são realizados por uma fonoaudióloga especialista em disfagia, que faz o desmame de sondas, a habilitação e a reabilitação da alimentação via oral ou alternativa. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos pacientes tanto na ingestão de alimentos como em questões de comunicação e interação.

“A partir da avaliação de cada indivíduo que apresente queixa ou sintoma, o fonoaudiólogo irá elaborar uma estratégia de intervenção que possibilite uma alimentação segura, sem risco dos alimentos ou líquidos entrarem nas vias aéreas. As intervenções podem ser desde exercícios para a musculatura envolvida na deglutição até adaptações na dieta", complementa a professora.

O Dia de Atenção à Disfagia foi instituído em 20 de março de 2010 em razão da publicação da Resolução CFFa nº383, que dispõe sobre as atribuições e competências relativas à especialidade em disfagia pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia.  

Os podcasts produzidos pelos acadêmicos do curso poderão​ ser acessados aqui a partir do dia 20 de março.

 

Mais informações: com a professora Andrielle de Bitencourt Pacheco Rubim - (47) 3341-7629.

​ 


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade