• Univali
  • Notícias
  • Colégio de Aplicação da Univali recebe representantes de povo indígena

Colégio de Aplicação da Univali recebe representantes de povo indígena

Ação faz parte do projeto de manifestações culturais da Educação Infantil


por Roberta Ramos | 24/08/2021

​O Colégio de Aplicação (CAU) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) vai receber nesta quarta-feira, 25, a visita de representantes do povo indígena Guarani. A vivência pedagógica contempla a ementa “Manifestações Culturais Regionais" do Plano de Ensino dos terceiros períodos da Educação Infantil.

O objetivo é dar visibilidade à riqueza cultural dos povos indígenas, bem como ampliar o diálogo e explorar os padrões de referência, identidade e diversidade. A experiência será realizada pelo terceiro período A e prevê uma roda de conversa em que as crianças vão descobrir aspectos da vida dos indígenas como brincadeiras, culinária, rituais, festividades e produção de artesanato.

WhatsApp Image 2021-08-24 at 14.22.11.jpeg

“Todos os grupos da Educação Infantil vivenciam as manifestações culturais em diferentes aspectos. No terceiro período nosso foco é a cultura regional, por isso escolhemos a cultura indígena para ser motivo de estudos e descobertas. As crianças e suas famílias foram convidadas a pesquisar sobre os povos indígenas de Santa Catarina para que pudéssemos construir e compartilhar novos conhecimentos. A atividade tem o apoio do professor Edgar Antonio Piva, coordenador do curso de licenciatura intercultural indígena Guarani. Será uma linda oportunidade em prol da valorização e do respeito à diversidade", explica a professora Daniela Odete de Oliveira.

O encontro será transmitido ao vivo, a partir das 14h, por meio da plataforma Blackboard para as famílias e demais grupos da Educação Infantil.

Esta será a primeira de uma série de ações que que acontecerão acerca do estudo dos povos indígenas Kaingang, Xokleng e Guarani. “Serão momentos de muitas descobertas que possibilitarão às crianças vivências éticas e estéticas com a cultura de outros povos", destaca Daniela.

 ​

Mais informações: com a professora Daniela Odete de Oliveira – 47 3341-7588. 


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade