Ação solidária beneficia desabrigados em São José

Acadêmicos e professores da Univali participaram da mobilização

por Carina Carboni | 05/12/2022

Alunos dos cursos de Direito e Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), dos campi Kobrasol e Biguaçu, participaram de atividades para auxiliar moradores desabrigados pelas chuvas, no município de São José. As atividades ocorreram na manhã do dia 3 de dezembro na Escola Professora Marcília de Oliveira e incluíram orientações jurídicas, acolhimento psicológico e doações de produtos arrecadados pelo corpo docente da Universidade.

A ação foi coordenada pelo Projeto de Extensão em Direitos Humanos e pela Clínica de Políticas Públicas em parceria com o Curso de Psicologia e com a Prefeitura de São José. Na ocasião, acadêmicos e professores ofereceram acolhimento emocional, esclareceram dúvidas da população sobre temas como auxílios governamentais, solicitação de documentos pessoais e regularização da situação atual de imóveis.

univali acao desabrigados sao jose 05122022.jpg

De acordo com o professor do curso de Direito do campus Kobrasol, Rodrigo Mioto, a iniciativa envolveu 13 estudantes e a supervisão dos professores Arisa Cardoso, do curso de Direito e Luciane Gobbo, do curso de Psicologia. A ação também incluiu a entrega de toalhas, travesseiros e alimentos aos desalojados pelas chuvas, assim como apoio operacional na organização do abrigo.

“Há alguns anos mantemos uma parceria com a Secretaria de Educação do Município, que nos comunicou quais eram as principais necessidades das 200 pessoas que estavam abrigadas naquele espaço. Diante desse relato, mobilizamos nossa estrutura e conseguimos oferecer este suporte visando auxiliar estes moradores em estado de vulnerabilidade", relatou.

Mioto enfatiza que além do benefício oferecido à comunidade atendida, a iniciativa também propiciou aos acadêmicos a chance de exercitar uma atividade prática, aproximando-os da realidade da profissão. “Além disso, esta atividade também incentivou uma nova parceria com o Centro de Referência de Assistência Social, o CRAS do bairro Forquilhinhas. Esse encontro vai gerar novos projetos para beneficiar a comunidade a partir do próximo ano", adiantou o docente.

Mais informações: na coordenação do curso de Direito, campus Kobrasol (48) 3211-2026.