Artigo sobre mulheres na Ciência é publicado em revista de Química

Estudo é de autoria do projeto de extensão “Química Social”

por Wesley Martins | 02/12/2020

Santa Catarina – O Artigo “Mulheres na Ciência para crianças: Um relato de sala de aula", produzido pela equipe do projeto de extensão Química Social, vinculado à Coordenação de Projetos e Programas de Extensão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi aprovado na revista Química Nova na Escola.

O trabalho mostra um percurso metodológico replicável, abordando a história da ciência e o fortalecimento científico e crítico, por meio de experimentos simples que visam o letramento científico de crianças em um tema tão emergente. O artigo é fruto dos resultados de uma oficina temática realizada com crianças da faixa etária entre 9 e 12 anos sobre mulheres na ciência, com a proposta de demonstrar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Na ocasião, foram expostos diferentes objetos, os quais homens e mulheres podem utilizar no dia a dia e observou-se que os que as crianças menos relacionaram às mulheres foram os jornais, os óculos de proteção e os jalecos. Também foi aplicado um questionário com perguntas relacionadas à educação e ao fato de conhecerem ou não um cientista. Na pesquisa foi constatado que 93% das crianças responderam que as meninas não podiam ir à escola antigamente, e quase 50% das crianças desconheciam cientistas, exceto os de desenhos animados. A equipe acredita que o percurso metodológico contribuiu para a melhoria da concepção das crianças sobre o tema.

A revista Química Nova na Escola (QNEsc), pertencente à linha editorial da Sociedade Brasileira de Química, subsidia o trabalho, a formação e a atualização da comunidade do Ensino de Química brasileiro. A revista também é um espaço aberto ao educador, suscitando debates e reflexões sobre o ensino e a aprendizagem de química.

Para ter acesso ao estudo clique aqui.