Alunos do Colégio de Aplicação fazem o plantio de mudas de bromélia no Herbário Barbosa Rodrigues

Ação aconteceu nesta quinta-feira, 28

por Roberta Ramos | 28/07/2022

Os alunos do 1º e 2º ano do Colégio de Aplicação (CAU) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participaram na manhã desta quinta-feira, 28, do plantio de mudas de Dyckia ibiramensis Reitz no Herbário Barbosa Rodrigues, em Itajaí.

A espécie foi descoberta pelo fundador do Herbário, padre Raulino Reitz, em 1956 nas margens do Rio Itajaí do Norte, conhecido como Rio Hercílio, em Ibirama. A bromélia reófila é considerada uma das mais raras de Santa Catarina.

Plantio Univali Herbário 28-07-2022 (4).jpg

A ação com os alunos do CAU foi realizada por meio de uma parceria entre o Horto Medicinal da Univali e o Herbário Barbosa Rodrigues. A Univali e a Associação Herbário Barbosa Rodrigues estão na fase final para formalizar o acordo que permitirá à Universidade assumir a administração, guarda e conservação do acervo e da estrutura física do local.

“O Herbário Barbosa Rodrigues abriga muito mais do que espécies de plantas e informações referentes à botânica em Santa Catarina e no Brasil. Aqui estão oito décadas de história, ciência e trabalho. O acordo que estamos formalizando vai permitir que a Univali possa promover ações para resguardar o acervo científico e bibliotecário, a estrutura física e que retome as atividades científicas. Esta ação com os alunos do Colégio de Aplicação simboliza nosso total interesse e esforço para que este patrimônio seja preservado", destaca o reitor, professor Valdir Cechinel Filho.

Plantio Univali Herbário 28-07-2022 (2).jpg

O Herbário Barbosa Rodrigues foi fundado em 1942 e leva o nome de um dos principais botânicos do país, João Barbosa Rodrigues. O local abriga o registro de cerca de 95% das espécies de plantas existentes no território de Santa Catarina. É um dos mais completos acervos da flora catarinense com cerca de 70 mil espécies de plantas e um dos maiores centros de informações referentes à botânica do Brasil.

Plantio Univali Herbário 28-07-2022 (1).jpg