Alunos da Univali vencem prêmio de artes aplicadas em jogos digitais

Obra “Anhangá” foi escolhida na categoria concept art

por Wesley Martins | 16/11/2020

Santa Catarina - Igor Junker Corrêa e Mikaela Fernanda Casagrande, alunos do curso Design de jogos e Entretenimento digital da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), venceram, no dia 10 de novembro, o prêmio de melhor arte para jogos na categoria "concept art," no festival de artes do Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital - o SBGAMES 2020.

Em jogos, concept arts são artes que expressam as decisões criativas sobre algum elemento no jogo, como um personagem ou um cenário. A obra vencedora da competição chama-se "Anhangá – O guardião da mata". Ela retrata uma lenda dos povos indígenas, considerada parte do folclore brasileiro, o protetor das matas, Anhangá. Na história do jogo, esse personagem foi adaptado como um dono de um bar na floresta.

“Bem feliz. É reconfortante e deixa a gente confiante sobre nosso trabalho, é bastante animador ver que nosso esforço está tendo retorno e dando visibilidade ao projeto", expressou Mikaela, ao falar sobre o reconhecimento no Simpósio.

A peça faz parte da produção de Caruani, um jogo 2D de aventura inspirado pelo folclore brasileiro, produzido por estagiários e voluntários do curso de jogos da Univali e coordenado pelo professor Rafael Marques de Albuquerque. Caruani convida o jogador a interpretar o Boto-Cor-de-Rosa, que precisa investigar um caso de roubo e assassinato no mundo encantado (e sinistro) do folclore brasileiro, utilizando de sua poesia e do poder de sedução. Nenhuma criatura do folclore é quem você imaginava. O Saci-Pererê é uma mulher, o Anhangá é o dono do bar da floresta, e muitas outras surpresas. O jogo está em desenvolvimento, e os interessados podem acompanhar as notícias no perfil do instagram @caruanigame.

jogos.jpg